Dados do Trabalho
TÍTULO
Manejo terapêutico dos casos de near miss e morte materna por COVID em unidades de referência do Nordeste.
OBJETIVO
Descrever o manejo terapêutico das pacientes que evoluíram com near miss e morte materna por COVID-19 em hospitais de referência do Nordeste do Brasil.
MÉTODOS
Foi realizado um estudo multicêntrico do tipo coorte ambidirecional abrangendo hospitais de referência do Nordeste para analisar mulheres gestantes ou puérperas com diagnóstico de COVID-19 confirmado por RT-PCR. Foram incluídas pacientes atendidas entre 1 de abril de 2020 e 31 de dezembro de 2020. Os aspectos terapêuticos avaliados compreenderam: internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), uso de antibioticoterapia, uso de azitromicina e anticoagulantes, oxigenioterapia por ventilação não invasiva (VNI) e intubação orotraqueal (IOT) com Ventilação Mecânica Assistida (VMA). Os dados foram coletados utilizando-se um formulário padronizado e digitados na plataforma Redcap. O projeto multicêntrico foi previamente submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-IMIP) sob o CAEE número 31757620.5.0000.5201.
RESULTADOS
O estudo incluiu 385 pacientes. Em 45 mulheres (11,7%), foi observada a ocorrência de desfecho materno adverso (DMA), sendo 30 casos de near miss materno (7,8%) e 15 óbitos (3,9%). A internação em UTI foi necessária para 40 mulheres (88,9% dos casos). A prescrição de antibioticoterapia foi realizada em 39 pacientes (87,1%) sendo a ceftriaxona amplamente escolhida em todos os centros analisados. A azitromicina foi administrada em 71% dos casos Todas receberam enoxaparina profilática.. No tocante à oxigenioterapia, a VNI foi aplicada em 29 pacientes (65,9%). Trinta mulheres (68,2%) necessitaram de IOT com VMA.
CONCLUSÕES
Desfecho materno grave foi encontrado em 11,6% das pacientes, sendo 7,8% de casos de near miss materno e 3,9% de óbitos. Quarenta mulheres (88,9%) necessitaram de internação em UTI, a oxigenioterapia por VNI foi usada em 65,5% dos casos e 68,2% foram submetidas a IOT com VMA. Antibioticoterapia foi prescrita em 87,1% dos casos, e anticoagulação, profilática em 100%.
PALAVRA CHAVE
COVID-19. Gestação de Alto Risco. Morte Materna. Near Miss Materno.
Área
OBSTETRÍCIA - Gestação de Alto Risco
Autores
Anna Catharina Magliano Carneiro da Cunha Florêncio, Leila Katz, Arthur Ferreira Cerqueira Amorim, Pedro Henrique Carneiro da Cunha Florêncio, Marina Amorim Albuquerque, Isabela Coutinho Neiva Coelho, Melania Maria Ramos Amorim