59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFÍL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE GESTANTES ADOLESCENTES EM MATERNIDADE PÚBLICA DE SALVADOR-BA: UM ESTUDO TRANSVERSAL

OBJETIVO

Determinar o perfil clínico - epidemiológico de gestantes adolescentes em maternidade pública de Salvador – BA entre os períodos de outubro de 2019 a dezembro de 2019.

MÉTODOS

Os dados das parturientes de 12 a 17 anos, que tiveram parto no período do estudo, foram coletados de prontuários físicos na Maternidade Albert Sabin através de um instrumento de coleta projetado para este fim e foram tabulados por meio do Microsoft Excel. A análise estatística aplicada nas variáveis de interesse foram os testes de LogRank e Mann-Whitney - por meio do programa GraphPad - e Odds Ratio - por meio do MedCal. O valor P foi considerado significante se menor que 0,05.

RESULTADOS

Dentre as 95 gestantes adolescentes estudadas, 86,32% possuíam idade entre 15 a 17 anos, 78,94% eram a termo e 92,63% realizaram pré-natal; 73,84% tiveram como via de parto a vaginal, e, dentre essas, a episiotomia foi feita em apenas 8,21%. 71,57% permaneceram na unidade por um período de até 48 horas e a quase totalidade das gestantes apresentaram sorologias negativas para as infecções sexualmente transmissíveis

CONCLUSÕES

Embora a idade materna tenha se mostrado compatível com o início da atividade sexual brasileira e as sorologias, em consonância com a discussão da literatura médica, o tipo de parto, a episiotomia e a realização do pré-natal diferiu das prevalências encontradas por outros autores. Além disso, o tempo de permanência pareceu ser influenciado pela prematuridade.

PALAVRA CHAVE

Obstetrícia. Gravidez na Adolescência. Perfil de Saúde. Episiotomia. Hospitalização.

Área

OBSTETRÍCIA - Atenção Primária

Autores

LICEMARY GUIMARÃRES LESSA, Daniel Fiscina de Oliviera, Paula Silva Rocha, Fernanda Mirele Amaral Godim

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo