59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DAS PACIENTES DO PROGRAMA DE ATENÇÃO AO ABORTAMENTO EM SALVADOR, BAHIA (ATENAS)

OBJETIVO

Dessa forma, o presente trabalho objetivou avaliar as características das pacientes atendidas no Programa de Atenção ao Abortamento em Salvador (Atenas) da Maternidade Climério de Oliveira (MCO), no período de 2015 a 2016.

MÉTODOS

Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo, analítico, quantitativo e retrospectivo, cujo objetivo é delinear o perfil clínico-epidemiológico das pacientes do Programa Atenas. A coleta de dados foi realizada por meio da análise de prontuários no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2016. Os softwares utilizados para a realização do trabalho foram do pacote Office da Microsoft, Word e Excel 2013, e o pacote estatístico GraphPad Prism 8.

RESULTADOS

Houve um predomínio na faixa etária dos 20 aos 29 anos (41,96%), solteiras (49,39%), raça parda (48%), com idade gestacional entre 6 – 10 semanas (61,33%), tratando-se do primeiro episódio de abortamento (67,07%), sem doença prévia (90,72%), tendo o aborto retido como o tipo mais comum (51,06%), sendo a causa não especificada em 75% casos e o método expulsivo de escolha o farmacológico (68,07%). Do total de mulheres atendidas, 88,32% não apresentaram complicações.

CONCLUSÕES

O abortamento ocorreu em mulheres jovens, pardas, com idade gestacional precoce, cursando primeiro aborto, sem comorbidades e evoluindo sem complicações. A reflexão sobre esses dados visa instrumentar as autoridades de saúde a promover políticas públicas na área de promoção de saúde da mulher.

PALAVRA CHAVE

Aborto. Saúde da mulher. Gestação.

Área

OBSTETRÍCIA - Atenção Primária

Autores

Licemary Guimarães Lessa, Clara Muniz de Araújo, Camila Calvacanti Teixeira

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo