59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

Padronização do exame ultrassonográfico para mulheres com dor pélvica crônica: uma pesquisa Delphi

OBJETIVO

Propor um modelo padronizado para o laudo de exame ultrassonográfico em mulheres com dor pélvica crônica (DPC) que possa ser aplicado na prática clínica

MÉTODOS

Foi realizada uma pesquisa Delphi entre um painel internacional de especialistas em dor pélvica crônica e ultrassonografia, selecionados pela experiência clínica e científica no assunto. Um questionário online foi elaborado em língua inglesa, por pesquisadores com experiência na área, incluindo questões fechadas usando escala de Lickert e questões abertas. Os dados obtidos foram divididos em cinco tópicos: perfil dos especialistas; avaliação da qualidade do exame pelos operadores; regiões avaliadas; questões específicamente dirigidas para dor pélvica crônica em ultrassonografia; sondas e modos de imagem. A pesquisa completa compreendeu três rodadas. O consenso foi definido pela concordância mínima de 70% nos quesitos abordados ou por maioria simples (>50%) em questões discordantes sucessivamente.

RESULTADOS

De 86 especialistas convidados, 21 finalizaram a pesquisa; número considerado satisfatório para este tipo de estudo. O modelo final definido pelo consenso dos especialistas para o exame ultrassonográfico de mulheres com DPC incluiu a avaliação da qualidade do exame pelo operador, as regiões a serem analisadas (compartimentos pélvicos, quadrantes inferiores direito e esquerdo e parede abdominal), questões específicas (uso dos consensos de IDEA - Internacional Deep Endometriosis Analisys, IOTA - International Ovarian Tumor Analisys, e MUSA - Morphological Uterus Sonografic Assessment); avaliação detalhada da bexiga e do apêndice e parede abdominal), além das sondas a serem utilizadas, onde a 2D transvaginal foi considerada a principal delas, complementada pela 2D linear e 2D convexa. As sondas 3D e o doppler foram excluídas deste consenso.

CONCLUSÕES

O modelo proposto para o laudo ultrassonográfico de mulheres com dor pélvica crônica visa padronizar a realização do exame, potencializando sua eficácia diagnóstica e aplicabilidade clínica. Esta ferramenta ainda necessita de validação futura, a fim de servir como protoloco aos profissionais da área.

PALAVRA CHAVE

DOR PÉLVICA CRONICA, DELPHI

Área

GINECOLOGIA - Endometriose

Autores

SHARON CRISTINE PARONETO DE SOUSA, OMÉRO BENEDICTO POLINETO, FABRICIO DA SILVA COSTA, HELMER HERREN, JULIO CESAR ROSA E SILVA

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo