59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

ANÁLISE DOS DETERMINANTES DE PIORES ESCORES NOS DOMÍNIOS DO FSFI-6 EM ESTUDANTES DE MEDICINA DO SUL DO BRASIL

OBJETIVO

Este trabalho objetiva investigar determinantes de piores escores nos domínios do FSFI-6 em uma população feminina de estudantes de Medicina.

MÉTODOS

Foi elaborado um survey online em que adultos jovens do sexo feminino responderam 34 perguntas, as quais abrangiam fatores sociodemográficos e comportamentais, seguido por questões referentes à sexualidade. Foi aplicada a versão validada em português do questionário Female Sexual Function Index (FSFI-6), o qual aborda os domínios sexuais de desejo, excitação, lubrificação, orgasmo, satisfação e dor. O questionário possui seis perguntas e cada item fornece uma pontuação que varia de 0 a 5, cuja soma fornece uma pontuação final. Uma pontuação total do FSFI-6 ≤ 19 foi considerada uma triagem positiva para disfunção sexual feminina. Utilizamos o teste estatístico de Kruskall-Wallis para as análises quantitativas.

RESULTADOS

Participaram da pesquisa 169 acadêmicas do sexo feminino, sendo 96,4% (n=163) sexualmente ativas. Em nossa amostra, as variáveis associadas a piores escores nos domínios do FSFI-6 foram, para desejo: sedentarismo (p=0.002) e consumo de drogas ilícitas (p=0.014); para excitação: sedentarismo (p=0.002) e consumo de drogas ilícitas (p=0.03); para lubrificação: orientação sexual homossexual (p=0.017) e uso de anticoncepcional oral (ACO) (p=0.043) e preservativo masculino (p=0.038) como métodos contraceptivos; para orgasmo: sedentarismo (p=0.010), estado civil solteira (p<0.0001), uso de ACO (p=0.012) e preservativo masculino (p=0.003) como métodos contraceptivos; para satisfação: sedentarismo (p<0.0001), estado civil solteira (p<0.0001) e uso de preservativo masculino (p=0.030); e, para dor: estado civil solteira (p=0.026).

CONCLUSÕES

Nosso estudo encontrou como principais fatores associados a piores escores no FSFI-6 o sedentarismo (influenciando em 4 dos 6 domínios) e o uso de preservativo masculino como método contraceptivo e o estado civil solteira (ambos influenciando em 3 dos 6 domínios). Ainda, dentre os domínios do FSFI-6, aquele que apresentou maior impacto pelas variáveis consideradas foi o orgasmo. Considerando-se a relevância das repercussões de quadros de disfunção sexual na qualidade de vida das mulheres, a identificação de seus determinantes faz-se necessária na abordagem e no tratamento das queixas sobre saúde sexual dessas pacientes.

PALAVRA CHAVE

Sexualidade; Orgasmo; Excitação Sexual; Lubrificação; Saúde da Mulher

Área

GINECOLOGIA - Sexualidade

Autores

Heloísa Augusta Castralli, Gabrielle Simon Tronco, Luiza Salatino, Guilherme Lang Motta, Maira Zancan

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo