59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

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Dados do Trabalho


TÍTULO

Análise da satisfação global de pacientes internadas na enfermaria de Ginecologia de um hospital universitário em São Paulo

OBJETIVO

O objetivo do estudo é analisar o grau de satisfação das pacientes internadas na unidade de Ginecologia do Hospital Sao Paulo.

MÉTODOS

Foi aplicado o questionário validado Pesquisa de Satisfação dos Usuários do PNASS para as pacientes internadas na unidade de Ginecologia do Hospital São Paulo entre novembro de 2019 e janeiro de 2020, totalizando 117 pacientes. O questionário possui duas partes, a primeira constitui-se de um perfil do usuário entrevistado (idade, sexo, estado civil, raça/cor, escolaridade e renda familiar), a segunda parte avalia agilidade no agendamento do atendimento, agilidade no atendimento, acolhimento, ambiência, roupas, alimentação, marcas da humanização e expectativa sobre o serviço.
O estudo foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa da UNIFESP. Todas participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.
Os dados foram avaliados de forma descritiva.

RESULTADOS

A idade média das pacientes foi de 47 anos; 50% se considerou branca, 12% preta e 32% parda. 41% apresentava renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos, 22% entre 2 e 5 e 13% menos que 1 salário mínimo.
Na avaliação do serviço de saúde, 87% considerou o atendimento em geral muito bom e 13% bom, nenhuma paciente considerou o serviço regular/ruim/muito ruim. 98% considerou o atendimento da equipe médica "muito bom/bom". 99% das pacientes sentiram segurança durante o atendimento. 77% das pacientes avaliam como "muito bom" as informações e esclarecimentos que você teve sobre o seu estado de saúde, 13% como "bom" e 3% como "regular". Quase um terço das pacientes não sabia onde realizar uma reclamação sobre o atendimento ou sobre o estabelecimento se fosse necessário.

CONCLUSÕES

Os resultados mostram que as pacientes apresentam uma percepção de que o atendimento na Enfermaria de Ginecologia do Hospital São Paulo foi adequado, porém, que há detalhes a melhorar, como o tempo para agendamento do procedimento cirurgico e o tempo de espera na instituição, além de explicar no momento da internação sobre a ouvidoria do hospital, para que as pacientes saibam onde elas devem ir se quiserem realizar alguma reclamação
A medida da satisfação dos paciente pode ser usada para aferir a superioridade de um tratamento, um padrão de cuidado, e até um sistema de saude em si. Este trabalho se justifica por avaliar um serviço público de saúde no aspecto de satisfação do usuário, e na tentativa de identificar aspectos passíveis de mudança que possam afetar diretamente o sucesso do tratamento do paciente.

PALAVRA CHAVE

satisfação; enfermaria cirúrgica; serviço público

Área

GINECOLOGIA - Multidisciplinar

Autores

Tânia Topis Miotto, Maria Gabriela Baumgarten Kuster Uyeda, Marair Gracio Ferreira Sartori

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