59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

SEXO E GRAVIDEZ DE ALTO RISCO: UMA COMPARAÇÃO DA FUNÇÃO SEXUAL ENTRE SEGUNDO E TERCEIRO TRIMESTRES

OBJETIVO

Avaliar o impacto da gestação sobre a função sexual feminina, comparando se há diferença significativa entre os dois últimos trimestres gestacionais.

MÉTODOS

O estudo é de abordagem quantitativa, caráter descritivo, transversal analítico, realizado no serviço de Ginecologia e Obstetrícia de um Hospital Universitário, em 150 pacientes gestantes consideradas de alto risco, separadas em grupos que correspondem ao segundo (T2) e terceiro trimestres (T3) gestacionais. A coleta de dados foi realizada através do questionário Female Sexual Function Index (IFSF).

RESULTADOS

115 pacientes foram divididas em 2 grupos; T2, referente ao segundo trimestre da gestação; T3, ao terceiro. Os grupos mostraram-se homogêneos quanto as idades (p=0,64), com média de 29,77 anos. A taxa de disfunção sexual foi de 47,8%, sendo prevalente em gestantes do grupo T3. Foram observadas diferenças significativas (p<0,05) entre os trimestres gestacionais quando comparadas as médias dos respectivos IFSF (p=0,03). Quanto aos domínios, foram observadas diferenças significativas entre as variáveis excitação (p=0,03), orgasmo (p=0,01) e dor (p=0,03), sendo maiores no grupo T3.

CONCLUSÕES

Houve diferença significativa nas médias do IFSF entre o segundo e terceiro trimestres gestacionais, além das variáveis excitação, orgasmo e dor, que são maiores no segundo trimestre, resultando em disfunção sexual prevalente apenas em gestantes do terceiro trimestre gestacional. Não houve diferença significativa nas variáveis desejo, lubrificação e satisfação.
Palavras-chave:

PALAVRA CHAVE

função sexual; sexualidade; gestação.

Área

GINECOLOGIA - Sexualidade

Autores

Yara Zancanaro, Julia Mazzo Gonçalves da Silva

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo