59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

TAXA DE PARTO NORMAL VERSUS CESÁREA EM GESTANTES COM UMA CESÁREA ANTERIOR E FATORES ASSOCIADOS

OBJETIVO

Calcular taxa de parto vaginal e cesárea em pacientes com uma cesárea anterior e gestação a termo, bem como fatores associados à recorrência de cesariana.

MÉTODOS

Estudo caso-controle, através de dados de prontuário de gestantes a termo com uma cesárea prévia admitidas para parto na Maternidade Darcy Vargas do município de Joinville (SC) em 2019.

RESULTADOS

Foram analisadas 788 pacientes, das quais 331 (42,00%) tiveram parto normal (PN) e 457 (58,00%) cesárea (CS). O grupo PN foi composto por mulheres mais velhas (p = 0,043), com menor escolaridade (p = 0,005) e que tiveram mais gestações que o grupo CS (p < 0,001). Colo desfavorável e presença de hipertensão e diabetes foram mais evidentes no grupo CS (p < 0,001).

CONCLUSÕES

A taxa de VBAC foi de 42% e a de parto cesáreo 52%, condizente com valores de referência mundiais. O fato de ter um ou mais partos normais anteriores, internar em trabalho de parto ou com ruptura prematura de membranas foi fator protetor contra a repetição da cesárea, enquanto o colo desfavorável no momento da internação foi fator de risco. Há grande divergência na literatura, sendo necessários mais estudos para elaborar estratégias que auxiliem profissionais e pacientes a decidirem pela melhor via de parto após cesariana anterior.

PALAVRA CHAVE

Parto obstétrico; Cesariana; Parto vaginal pós-cesariana; Cesárea prévia; Fatores de risco; Via de Parto.

Área

OBSTETRÍCIA - Obstetrícia Geral

Autores

Caroline Bussarello, Marina Gabriela Engels, Camila Kaory Sakata, Maria Eduarda Marchi Martin

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo