59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

Carcinoma ductal de mama com metástase em pólipo endometrial: relato de caso.

CONTEXTO

A metástase hematogênica do câncer de mama geralmente ocorre no pulmão, ossos, fígado e cérebro. O útero é um local incomum, mas até 8% apresentam metástases para esse órgão. Entre os carcinomas mamários, o carcinoma lobular é o tipo de metástase mais frequente para o útero, mais comumente para o miométrio, sendo o endométrio um local raro. Existem poucos casos na literatura que descrevem o carcinoma ductal com metástase de endométrio, aqui nós descrevemos um novo relato de caso de uma paciente com carcinoma ductal de mama com recidiva de câncer com metástases múltiplas, incluindo um pólipo endometrial. O presente estudo teve como objetivo destacar a importância de se considerar o endométrio como um possível órgão de metástase do câncer de mama.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Mulher com 62 anos com carcinoma ductal invasivo estádio Ia de mama direita com receptores positivos para estrógeno e progesterona e negativo para Her2 que foi tratada em 2009 com quadrantectomia e esvaziamento axilar, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia por 5 anos com boa resposta. Em 2020 apresenta recorrência do câncer com múltiplas metástases, incluindo ossos, fígado, pulmões, gânglios linfáticos, músculos. Durante a investigação, realizou ultrassonografia mostrou espessamento endometrial ( linha endometrial de 10,5mm). Foi submetida a histeroscopia que evidenciou um pólipo endometrial que foi ressecado. O exame histopatológico revelou morfologia e imunohistoquímica (mamoglobina e GATA3) compatíveis com câncer de mama. A paciente está atualmente em tratamento quimioterápico paliativo, sem boa resposta.

COMENTÁRIOS

Embora rara, a espessura endometrial em mulheres com câncer de mama deve ser investigada devido ao risco de metástase do endométrio.

PALAVRA CHAVE

câncer de mama, pólipo endometrial, imunohistoquímica.

Área

GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica

Autores

Daniela Angerame Yela, Natália Giovanelli Gaspar, Cristina Laguna Benetti-Pinto

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo