59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

CARCINOMA DE COLO UTERINO OCULTO: RELATO DE CASO

CONTEXTO

O câncer de colo uterino apresenta significativas taxas de mortalidade especialmente nos países em desenvolvimento. A descoberta de condições pré-cancerosas e cânceres iniciais tem grande importância, pois grande parte dos tumores invasivos são curados por meio de ressecção precoce e tratamento eficaz. Eficiência explicada pela aplicabilidade do teste citológico de rastreio para detecção de lesões precursoras de cânceres cervicais. Existem dois tipos de neoplasia do colo uterino: o adenocarcinoma que surge no epitélio glandular da endocérvix e o epidermóide que surge ao nível da junção escamo-colunar.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente comparece em consulta ginecológica para coleta de preventivo. Ao exame ginecológico colo uterino de aspecto habitual e resultado de PCCU negativo para lesões intraepiteliais ou malignidade. Exame de ultrassom (USG) realizado no mesmo período evidenciou imagens sugestivas de leiomioma uterinos, numerosos e dispersos, sendo uma das imagens nodular endocervical medindo 1,6x0,8cm, com pobre vascularização. Após 8 meses, retorna ao consultório queixando-se de corrimento, alteração do fluxo menstrual e sinusorragia. Foi realizada nova coleta PCCU, mantendo negativo para lesões intraepiteliais ou malignidade. Após a coleta, apresentou episódio de hemorragia e novo exame de USG evidenciou imagem intracervical altamente vascularizada medindo 3,5x2,3cm. Exame especular sem alterações. Solicitado ressonância magnética mostrando lesão sólida expansiva na parede posterior do colo uterino se estendendo até o orifício externo medindo 4,0x2,7cm sugestivos de neoplasia primária. Paciente encaminhada de urgência para realização de histeroscopia com biópsia dirigida, com fragmento encaminhado histopatológico. Exame demonstrando lesão proliferativa escamosa displásica, composta por células escamosas com atipias acentuadas e crescimento com padrão infiltrativo sendo compatível com Carcinoma de Células Escamosas. Paciente submetida a cirurgia de Wertheim-Meigs.

COMENTÁRIOS

Trata-se de um caso atípico de carcinoma por células escamosas, não era visto ao exame especular lesões aparentes em colo uterino além de alterações citológicas malignas em exames preventivos. O PCCU é de importante relevância pois, na região da coleta é possível identificar o epitélio metaplásico em vários graus de maturidade.

PALAVRA CHAVE

Carcinoma; Preventivos; Atipias.

Área

GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica

Autores

Bruna Eler Almeida, Idyanara Katyle Cangussu Arruda, Valderly Helena Talamonte, Raquel Rodrigues Muradás

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo