59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

ASSOCIAÇÃO ENTRE O PNEUMOTÓRAX CATAMENIAL E A SÍNDROME DA ENDOMETRIOSE TORÁCICA

OBJETIVO

O pneumotórax catamenial é uma forma incomum de pneumotórax espontâneo em mulheres, ainda de fatores epidemiológicos e patogênicos pouco explicados. Alguns estudos mostram associação de sua patogenia com a síndrome da endometriose torácica. O objetivo do estudo é avaliar associação entre o pneumotórax catamenial e a síndrome da endometriose torácica.

FONTE DE DADOS

Revisão bibliográfica referente à associação entre o pneumotórax catamenial e a síndrome da endometriose torácica realizada na base PUBMED com a combinação de palavras chaves pelo MESH terms Pneumothorax AND Endometriosis AND Women

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram obtidos 153 artigos e selecionados quatro para revisão. Foram incluídas publicações dos últimos cinco anos, estudos clínicos, metanálises e revisões sistemáticas. Após essa etapa, foi realizada a revisão dos quatro artigos.

COLETA DE DADOS

Foram coletados dados que mostrassem associação entre o pneumotórax catamenial e a síndrome da endometriose torácica e realizada comparação entre os estudos sobre essa associação.

SÍNTESE DE DADOS

Estudos analisados em uma revisão sistemática mostraram que na análise histopatológica de pacientes que apresentaram pneumotórax catamenial 2,9% dos pacientes não apresentaram lesões patológicas, porém 59,3% tinham implantes endometriais e 57% perfurações diafragmáticas. Nesses pacientes foi visto 39,5% de casos com endometriose pélvica confirmada. Com isso percebemos que pacientes com endometriose pélvica tem uma taxa maior de implantes endometriais. Além do mais foi visto taxa de recorrência de 26,9% dos pacientes após o tratamento. Corroborando com isso, outro estudo mostrou que pacientes com endometriose torácica abriam quadro com a tríade de dor, pneumotórax e hemoptise, geralmente 72 horas antes da menstruação, com confirmação histopatológica após toracoscopia e anatomopatológico.

CONCLUSÕES

Conclui-se que existe uma associação forte entre endometriose torácica e pélvica em pacientes com pneumotórax catamenial e com chance de recorrência importante após tratamento. Por isso, é necessária uma avaliação detalhada multidisciplinar dessas pacientes durante tanto a investigação da suspeita clínica, quanto do acompanhamento de endometriose pélvica no consultório, a fim de alcançar um diagnóstico preciso e resultados bons após o tratamento.

PALAVRA-CHAVE

Pneumothorax; Endometriosis; Women.

Área

GINECOLOGIA - Endometriose

Autores

LEONARDO JOSÉ VIEIRA DE FIGUEIREDO, MARIANE ALBUQUERQUE REIS, MARIAMA SOUSA SALAZAR, MICHELLY NÓBREGA MONTEIRO

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo