Dados do Trabalho
TÍTULO
ASSOCIAÇÃO ENTRE O PNEUMOTÓRAX CATAMENIAL E A SÍNDROME DA ENDOMETRIOSE TORÁCICA
OBJETIVO
O pneumotórax catamenial é uma forma incomum de pneumotórax espontâneo em mulheres, ainda de fatores epidemiológicos e patogênicos pouco explicados. Alguns estudos mostram associação de sua patogenia com a síndrome da endometriose torácica. O objetivo do estudo é avaliar associação entre o pneumotórax catamenial e a síndrome da endometriose torácica.
FONTE DE DADOS
Revisão bibliográfica referente à associação entre o pneumotórax catamenial e a síndrome da endometriose torácica realizada na base PUBMED com a combinação de palavras chaves pelo MESH terms Pneumothorax AND Endometriosis AND Women
SELEÇÃO DE ESTUDOS
Foram obtidos 153 artigos e selecionados quatro para revisão. Foram incluídas publicações dos últimos cinco anos, estudos clínicos, metanálises e revisões sistemáticas. Após essa etapa, foi realizada a revisão dos quatro artigos.
COLETA DE DADOS
Foram coletados dados que mostrassem associação entre o pneumotórax catamenial e a síndrome da endometriose torácica e realizada comparação entre os estudos sobre essa associação.
SÍNTESE DE DADOS
Estudos analisados em uma revisão sistemática mostraram que na análise histopatológica de pacientes que apresentaram pneumotórax catamenial 2,9% dos pacientes não apresentaram lesões patológicas, porém 59,3% tinham implantes endometriais e 57% perfurações diafragmáticas. Nesses pacientes foi visto 39,5% de casos com endometriose pélvica confirmada. Com isso percebemos que pacientes com endometriose pélvica tem uma taxa maior de implantes endometriais. Além do mais foi visto taxa de recorrência de 26,9% dos pacientes após o tratamento. Corroborando com isso, outro estudo mostrou que pacientes com endometriose torácica abriam quadro com a tríade de dor, pneumotórax e hemoptise, geralmente 72 horas antes da menstruação, com confirmação histopatológica após toracoscopia e anatomopatológico.
CONCLUSÕES
Conclui-se que existe uma associação forte entre endometriose torácica e pélvica em pacientes com pneumotórax catamenial e com chance de recorrência importante após tratamento. Por isso, é necessária uma avaliação detalhada multidisciplinar dessas pacientes durante tanto a investigação da suspeita clínica, quanto do acompanhamento de endometriose pélvica no consultório, a fim de alcançar um diagnóstico preciso e resultados bons após o tratamento.
PALAVRA-CHAVE
Pneumothorax; Endometriosis; Women.
Área
GINECOLOGIA - Endometriose
Autores
LEONARDO JOSÉ VIEIRA DE FIGUEIREDO, MARIANE ALBUQUERQUE REIS, MARIAMA SOUSA SALAZAR, MICHELLY NÓBREGA MONTEIRO