59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

Valor preditivo do sangramento uterino anormal para ressecção de pólipos endometriais na pré e pós-menopausa.

OBJETIVO

O objetivo deste estudo é avaliar se a presença de sangramento uterino anormal (SUA), na pré e na pós-menopausa, pode ser utilizada como critério de triagem para a indicação da ressecção de pólipos endometriais.

MÉTODOS

Foram avaliadas retrospectivamente 481 casos de ressecção histeroscópica de pólipos endometriais na pré e na pós-menopausa. Considerou-se SUA no menacme a ocorrência de ciclos com hipermenorréia ou metrorragia e na pós-menopausa qualquer perda sanguínea após os 45 anos e um ano de amenorreia espontânea. Para efeito desse estudo foram agrupados os casos de pólipos com atipias e outro sem atipias. Foram obtidos os valores preditivos positivos (VPP) e os valores preditivos negativos (VPN) do SUA em predizer respectivamente presença e ausência de pólipos com atipias na pré e pós-menopausa.

RESULTADOS

Dos 481 casos analisados, 211 estavam no menacme e 270 na pós-menopausa. Na pré-menopausa o VPP foi de 2,99% e o VPN de 97,73%, enquanto os valores obtidos na pós-menopausa foram 8,0% e 91,82% respectivamente. Tanto na pré quanto na pós-menopausa foram verificados VPP baixos e VPN altos. Os VPP baixos nos dois grupos de pacientes analisados foram resultantes do elevado número de casos falso-positivos, isto é, pacientes com SUA cujos pólipos não possuíam atipias. Por outro lado, as elevadas taxas de VPN verificadas tanto na pré quanto na pós-menopausa decorreram da escassez de casos falso-negativos, refletindo a situação infrequente de pacientes sem SUA e com pólipos atípicos.

CONCLUSÕES

Os resultados corroboram com a premissa de que, tanto na pré quanto na pós-menopausa, SUA não se relaciona necessariamente com a ocorrência de pólipos atípicos e que é possível predizer ausência de pólipos atípicos em pacientes sem SUA. Dessa forma, SUA demostrou ser critério clínico relevante na triagem de pacientes, permitindo distinguir aquelas com real indicação para realizar a ressecção de pólipos daquelas cujo procedimento cirúrgico mostra-se facultativo.

PALAVRA CHAVE

histeroscopia; pólipo endometrial; sangramento uterino anormal.

Área

GINECOLOGIA - Endoscopia Ginecológica

Autores

Abdalla Dib Chacur, Antônio Mateus Henriques Nunes, Carolina Maria Leal Rosas

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo