59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

ESCOLHA DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS REVERSÍVEIS NAS USUÁRIAS DE UM AMBULATÓRIO DE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA REGIÃO AMAZÔNICA, NO PERÍODO DE JANEIRO A JUNHO DE 2021.

OBJETIVO

Analisar a prevalência da escolha dos métodos contraceptivos das usuárias de um ambulatório de Planejamento Reprodutivo na região Amazônica no período de janeiro a junho de 2021

MÉTODOS

Estudo transversal dos dados coletados na base estatística do ambulatório de Planejamento Reprodutivo.

RESULTADOS

Foram atendidas 1.431 mulheres na faixa etária de 15 a 45 anos. Dessas 915(63,94%) fizeram opção pela inserção do dispositivo intra-uterino (DIU); 122(8,52%) escolheram anticoncepcional injetável mensal; 68(4,75%) optaram pelo anticoncepcional injetável trimestral; 61(4,26%) pelo anticoncepcional oral combinado; 25(1,74%) pelo método de barreira (preservativo feminino e masculino). 174(12,15%) mulheres foram realizar o controle do DIU e 66 (4,6%) retirar o DIU.

CONCLUSÕES

Constatou-se nesse estudo que o método de escolha mais prevalente foi o DIU, apesar de 4,6% das mulheres atendidas terem optado pela retirada do DIU e mudança do método. A qualidade da atenção em planejamento reprodutivo tem sido reconhecida como fator essencial para o início e a continuidade do uso do método anticoncepcional (MAC), sendo referência para avaliar essa qualidade: a escolha livre dos métodos, disponibilidade de uma variedade de MAC, informação para as usuárias (aconselhamento), competência técnica, relação usuária-serviço, acompanhamento das usuárias e integração do atendimento em saúde reprodutiva. Baseado nisso pode-se considerar que as mulheres da amostra estudada receberam uma atenção de boa qualidade em regulação da fecundidade, ou planejamento reprodutivo.

PALAVRA CHAVE

Planejamento Reprodutivo; Método anticoncepcional; Dispositivo intra-uterino.

Área

GINECOLOGIA - Contracepção

Autores

Joyce Damasio, Maria Da Conceição Ribeiro Simões

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo