Dados do Trabalho
TÍTULO
ESCOLHA DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS REVERSÍVEIS NAS USUÁRIAS DE UM AMBULATÓRIO DE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA REGIÃO AMAZÔNICA, NO PERÍODO DE JANEIRO A JUNHO DE 2021.
OBJETIVO
Analisar a prevalência da escolha dos métodos contraceptivos das usuárias de um ambulatório de Planejamento Reprodutivo na região Amazônica no período de janeiro a junho de 2021
MÉTODOS
Estudo transversal dos dados coletados na base estatística do ambulatório de Planejamento Reprodutivo.
RESULTADOS
Foram atendidas 1.431 mulheres na faixa etária de 15 a 45 anos. Dessas 915(63,94%) fizeram opção pela inserção do dispositivo intra-uterino (DIU); 122(8,52%) escolheram anticoncepcional injetável mensal; 68(4,75%) optaram pelo anticoncepcional injetável trimestral; 61(4,26%) pelo anticoncepcional oral combinado; 25(1,74%) pelo método de barreira (preservativo feminino e masculino). 174(12,15%) mulheres foram realizar o controle do DIU e 66 (4,6%) retirar o DIU.
CONCLUSÕES
Constatou-se nesse estudo que o método de escolha mais prevalente foi o DIU, apesar de 4,6% das mulheres atendidas terem optado pela retirada do DIU e mudança do método. A qualidade da atenção em planejamento reprodutivo tem sido reconhecida como fator essencial para o início e a continuidade do uso do método anticoncepcional (MAC), sendo referência para avaliar essa qualidade: a escolha livre dos métodos, disponibilidade de uma variedade de MAC, informação para as usuárias (aconselhamento), competência técnica, relação usuária-serviço, acompanhamento das usuárias e integração do atendimento em saúde reprodutiva. Baseado nisso pode-se considerar que as mulheres da amostra estudada receberam uma atenção de boa qualidade em regulação da fecundidade, ou planejamento reprodutivo.
PALAVRA CHAVE
Planejamento Reprodutivo; Método anticoncepcional; Dispositivo intra-uterino.
Área
GINECOLOGIA - Contracepção
Autores
Joyce Damasio, Maria Da Conceição Ribeiro Simões