59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

MASTITE LOBULAR GRANULOMATOSA : RELATO DE CASO

CONTEXTO

A mastite lobular granulomatosa é uma condição inflamatória crônica, rara e benigna da mama, que apresenta características clínicas, ultrassonográficas e radiológicas semelhantes a abcesso mamário e carcinoma inflamatório, sendo indispensável o histopatológico para conclusão diagnostica. Ocorre principalmente em mulheres jovens e frequentemente tem relação com amamentação recente. Optamos por relatar o caso de uma paciente jovem encaminhada ao serviço de ginecologia sendo tratada como mastite bacteriana com o diagnóstico final de mastite lobular granulomatosa.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente do sexo feminino, 32 anos, atendida no serviço de ginecologia através de transferência de uma unidade emergencial por quadro de dor, calor, edema e endurecimento em mama esquerda com início há 18 dias. Encontrava-se do no quinto dia de ceftriaxona e já tinha realizado 7 dias de amoxicilina + clavulanato prescrito pela clínica da família - ambos sem melhora do quadro. Ao exame físico na admissão apresentava edema endurecido de aproximadamente 10 cm, com rubor e calor local e ausência de área de flutuação ou drenagem espontânea de secreção. A ultrassonografia das mamas evidenciou várias estruturas tubulares, hipoecoicas e contiguas localizadas em mama esquerda medindo aproximadamente 7,3x2,6cm, o 6,8x0,8 cm sugestivos de mastite. Foi indicada uma drenagem de abcesso com com resultado histopatológico final inconclusivo. Prosseguiu a investigação diagnostica com nova biopsia incisional e congelação com resultado negativo para neoplasia sugestivo de mastite lobular granulomatosa. Foi iniciado corticoterapia 10 mg dia de predinsona, evoluindo 10mg/semana até completar a dose de 30 mg/dia com melhora clínica completa das lesões.

COMENTÁRIOS

A importância desse estudo é demostrar a mastite granulosa idiopática como diagnóstico diferencial de outras mastites, como a inflamatória bacteriana e tuberculosa, em pacientes jovens.

PALAVRA CHAVE

Doenças Mamárias. Mama. Mastite. Mastite Granulomatosa.

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

MARIANA DE CASTRO ROLIM , BRENDA RIOS RIBEIRO, SUELLEN CASOTTI SCOQUI , MELLINA AMARAL OLIVEIRA DE BARROS, TEREZA MARIA PEREIRA FONTES, ROBERTO LUIZ CARVALHOSA DOS SANTOS, KATIA ALVIM MENDONÇA, FRANCISCO LUIZ DA SILVA THOMÉ

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo