59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

TOXOPLASMOSE EM GESTANTE ATENDIDA EM UM HOSPITAL DE ALTO RISCO DA REGIÃO AMAZÔNICA: RELATO DE CASO

CONTEXTO

A toxoplasmose é uma doença parasitária encontrada principalmente nos países tropicais, seu agente etiológico é o protozoário Toxoplasma gondii. A infeção acontece pela ingestão de oocistos por contato direto com fezes de gato ou manipulação de alimentos contaminados. A transmissão vertical transplacentária ocorre quando a mulher apresenta infecção aguda durante a gestação. A infecção por toxoplasmose não apresenta sintomas na grande maioria dos casos; porém pode gerar malformações fetais, o feto pode morrer em função do processo infeccioso, ou ficar com sequelas graves.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

CVR, 21 anos, 26s6d, compareceu para atendimento no centro obstétrico em 05/03/2021, referindo ausência de movimentação fetal. Na admissão ao exame: altura de fundo uterino: 23 cm, batimentos cardíacos fetais ausentes. Paciente com histórico de pré-natal irregular, diagnostico de toxoplasmose na gestação confirmado com 12 semanas, comparece com 21s 4d para segunda consulta pré-natal, quando iniciou tardiamente tratamento para toxoplasmose com espiramicina, sulfadiazina e ácido folínico. Realiza ultrassom morfológico com 24 semanas, feto apresenta ventricolomegalia bilateral, ausência de vermis cerebelar, cisterna magna dilatada e ascite leve. A paciente foi internada e solicitado ultrassom obstétrico, confirmado o diagnóstico de óbito fetal intrauterino por ultrassom . Realizado indução do parto vaginal, que evoluiu sem intercorrências.

COMENTÁRIOS

A infecção por toxoplasmose está associada a grande morbidade durante a gestação. O risco de infecção fetal e a gravidade do acometimento estão relacionados a idade gestacional na infecção aguda materna, o período considerado de maior risco é entre 10 e 24 semanas. Portanto, pode-se considerar que todas as pacientes suscetíveis a toxoplasmose devem ser orientadas quanto as medidas higienodietéticas preventivas. O diagnóstico e o tratamento precoce durante o pré-natal reduzem as complicações fetais.

PALAVRA CHAVE

Toxoplasmose, gravidez, toxoplasma gondii, malformação congenita , obito fetal

Área

OBSTETRÍCIA - Doenças Infecciosas

Autores

YURAMIS MONTIEL ESPINOSA, MARIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO SIMÕES, ATINELLE TELES NOVAIS LEMOS, ELTON LEMOS SILVA

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo