59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

VARIZ DE VEIA UMBILICAL: UM RELATO DE CASO

CONTEXTO

Variz da veia umbilical é uma dilatação focal desse vaso, normalmente na porção intra-abdominal, podendo ser definida como diâmetro maior que 9 mm ou pelo menos 1,5 vezes maior que a porção não dilatada da veia umbilical. É uma anomalia rara, com incidência variando de 0,4 a 1,1/1000 e responsável por aproximadamente 4% das malformações do cordão umbilical no feto. Entre suas complicações mais conhecidas há a mortalidade fetal, trombose venosa, restrição do crescimento intra uterino e anormalidades cromossômicas.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Mulher, 22 anos, primigesta, idade gestacional (IG) 33 + 2, sem queixas ou comorbidades. Realizou exame ultrassonográfico com Doppler, o qual evidenciou presença de dilatação na porção intra-abdominal de veia umbilical (Variz de veia umbilical). Peso fetal estimado em 1,805g, encontrando-se no percentil 8 para idade gestacional. A interrupção ocorreu por via alta quando IG de 35 + 4. Paciente e recém-nascido apresentaram boa evolução.

COMENTÁRIOS

O caso acima demonstra sua importância pois, mesmo sendo uma síndrome de rara ocorrência, pode apresentar complicações severas para a gestação, com chances de mortalidade fetal acima de 43%. A trombose da varicosidade é descrita como uma possível complicação, que pode levar à morte fetal intrauterina. Além disso, há uma associação com restrição de crescimento intrauterino (CIUR), presente no caso relatado, e anomalias cromossômicas. Devido às complicações potenciais e ao número ainda limitado de relatos de casos publicados, recomenda-se um monitoramento atento, em particular durante o terceiro trimestre da gravidez. A evolução pode ser considerada favorável quando isolada. A avaliação ultrassonográfica deve ser realizada nos primeiros dias de vida para busca de anastomose anormal da veia umbilical no sistema porta extra-hepático, exigindo atendimento imediato do lactente em unidade pediátrica especializada.

PALAVRA CHAVE

Gestação de alto risco

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de Alto Risco

Autores

Ana Laura Lodi, Deborah Glimm , Elisa Presotto Costacurta , Laura Paggiarin Skonieski, Silvane Nenê Portela

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo