Dados do Trabalho
TÍTULO
#INFERTILIDADE ANALISE DE CONTEUDO E AUTORIA DOS POSTS NO INSTAGRAM
OBJETIVO
Determinar a prevalência, autoria e tipos de informações relacionadas à infertilidade compartilhadas no Instagram no Brasil por meio de hashtag e análise de conteúdo das postagens de acordo com o tipo de autor (profissional de saúde versus leigos) e a dentificação dos temas que prevaleciam nessas interações.
MÉTODOS
Uma lista de 11 hashtags de termos de infertilidade comumente usados no Instagram foi escolhida de acordo com os sugeridos por https://www.tagsfinder.com/ : #infertilidade, #fiv, #endometriose, #tentante, #maternidade, #reproducaohumana, #gravidez #fertilizacaonvitro, #reproducaoassistida, #grávida, #dificuldadeparaengravidar. Uma conta do Instagram, @resmedgob, foi criada para evitar possível influência do algoritmo da plataforma com o único propósito de avaliar as hashtags. A autoria foi dividida em profissional de saúde (PS) ou leigo (LG). A análise foi realizada em fevereiro e março de 2021, nas 20 postagens mais recentes contendo as hashtags. Os comentários das postagens que receberam mais de 20 comentários foram analisados para determinar os tópicos mais prevalentes nessas interações. Os tópicos foram divididos em seis categorias conforme o conteúdo: educacional, experiência do paciente, apoio, emoção, suporte social e mecanismos de enfrentamento e analisados por três dos autores. Postagens que não foram escritas em português do Brasil, postagens contendo vídeo, repostagens de outra conta e postagens que visavam à venda de um produto e / ou serviço foram excluídas.
RESULTADOS
220 postagens foram analisadas: os PS foram responsáveis por 52% (n = 114) das postagens e LP por 48% (n = 106). Entre os PS, a maioria eram médicos (n = 78; 68,4%) e clínicas de fertilidade (n = 27; 23,6%). Em relação à autoria, os resultados PSxL`G revelaram: #infertilidade (35% x65%, #fiv (35% x65%), #endometriose (45% x55%), #tentante (65% x35%), #maternidade (LP100%), #reproducaohumana(20% x80%), #gravidez (95% x5% ), #fertilizacaonvitro (50% x50%), #reproducaoassistida (5% x95%), #gravida (85% x15%), #dificuldadeparaengravidar (5% x95%). #maternidade foi 100% usada por LP. A avaliação do conteúdo mostrou que 39% eram educacionais, 19% emocionais, 16% de apoio social, 13% de experiência do paciente, 9% de enfrentamento e 4% de apoio.
CONCLUSÕES
O Instagram desempenha um papel importante na educação e suporte emocional para pessoas que enfrentam problemas de fertilidade, e os profissionais de saúde não podem perder a oportunidade de ocupar esse espaço.
PALAVRA CHAVE
infertilidade, midas sociais, instagram, educação, fertilizaçaõ in vitro, reprodução humana, gravidez
Área
GINECOLOGIA - Reprodução Humana
Autores
Márcia Mendonca Carneiro, Caio Nobuyoshi Koga, Marcela Chagas Lima Mussi, Pollyanna Faria Fradico, Marisa Mendonça Carneiro