59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

Significado clínico e identificação ultrassonográfica das saliências coriônicas “chorionic bumps” no primeiro trimestre: Relato de caso

CONTEXTO

Chorionic bumps é um termo usado para descrever o achado ultrassonográfico de coleção anecoica dentro do córion frondoso que faz protuberância polipóide para cavidade coriônica, evidente a partir da sétima semana de gestação. A etiologia é desconhecida, mas acredita-se ser um hematoma coriônico infiltrativo, diferente do hematoma subcoriônico. Há descrito que esta alteração eleva o risco de aborto espontâneo, tornando-se importante seu reconhecimento diagnóstico para manejo individualizado da gestação.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

NCMA, 35 anos, G1P0, assintomática, foi submetida a ultrassonografia transvaginal com identificação de saco gestacional normal, com embrião vivo de 9 semanas e vesícula vitelínica normal. Observou-se reação trofoblástica com coleção líquida densa trabeculada e heterogênea, sem fluxo interno ao Doppler, adjacente a borda do ducto onfalomesentérico, medindo 3,3 x 2,6 x 3,2 cm com volume de 14,7 cm3, fazendo projeção para a cavidade coriônica. Diagnosticado Chorionic bumps e a paciente iniciou o uso de progesterona vaginal 200 mg/dia até 20 semanas. Realizada avaliação ultrassonográfica mensal, com identificação do aumento progressivo dos diâmetros da coleção líquida para 7,0 x 4,0 cm na 28 semana de gestação. A seguir a coleção se manteve estável e semre adjacente a iinserção do cordão umbilical. Paciente evoluiu para parto normal no termo, com nascimento de RN Apgar 10/10, pesando 3260 gramas.

COMENTÁRIOS

Os dados da literatura sobre Chorionic bumps são limitados, sendo descrita a prevalência 0,7% com uma taxa de natalidade de 47%. Há descrito aumento da taxa de aborto quatro vezes maior em relação a população geral de gestantes normais. Especula-se que a fisiopatologia do Chorionic bumps seja decorrente da hemorragia dentro do trofoblasto cujo sangramento ocorre do lado embrionário da placenta, onde o extravasamento do sangue é limitado, fazendo com que o haja maior protuberância do sangue para o interior do saco gestacional. O reconhecimento ultrassonográfico desta lesão é importante, já que o manejo deverá ser individualizado. Embora haja controvérias, orienta-se que mulheres diagnosticadas com achado de Chorionic bumps no exame ultrassonográfico de primeiro trimestre deveram ser informadas sobre o risco aumentado de abortamento e portanto, deverão ser orientadas a tomarem medidas como o uso de progesterona vaginal durante a primeira metade da gestação e controle ultrassongráfico mais frequente.

PALAVRA CHAVE

Ultrassonografia; Gestação; Vilosidades Coriônicas

Área

OBSTETRÍCIA - Medicina Fetal

Autores

Aline Debs Diniz, Leticia Cristina de Oliveira, ANGÉLICA LEMOS DEBS DINIZ

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo