59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

RESPOSTA PARCIAL DA QUIMIOTERAPIA NEOADJUVANTE EM UMA PACIENTE COM CARCINOMA MAMÁRIO INVASIVO: RELATO DE CASO

CONTEXTO

O câncer de mama é, atualmente, a neoplasia mais diagnosticada no mundo, sendo imperativo um olhar cauteloso também quanto ao seu tratamento. O tipo histológico mais comum é o invasivo do tipo não especial. A quimioterapia neoadjuvante (QTNEO) é aquela realizada antes da cirurgia com intuito de reduzir o leito tumoral e facilitar o procedimento cirúrgico.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Mulher, 68 anos, menopausa aos 50 anos, sem sangramento pós-menopausal e sem uso de terapia de reposição hormonal. Histórico de depressão, aterosclerose aórtica e tabagista há 38 anos. Em julho de 2020, deu entrada no atendimento de urgência ginecológica de um Hospital Universitário do Espírito Santo apresentando lesão ulcerada dolorosa no quadrante superior lateral da mama esquerda e prolongamento axilar de aproximadamente 10cm, profunda, com áreas de necrose de permeio, odor fétido e em tratamento de miíase no local com Ceftriaxona. A ultrassonografia de mama mostrou espessamento de pele e tecido celular subcutâneo em região mamária esquerda, com intensa área inflamatória local, edema e necrose, BI-RADS 0. À biópsia, carcinoma mamário invasivo do tipo não especial grau III, sem microcalcificações e invasão vascular, sem componente in situ e invasão perineural presente. Presença de linfonodo positivo em axila esquerda no exame físico (estadiamento clínico T4d N1Mx). À imuno-histoquímica, RE e RP positivos, HER2 negativo e Ki-67 60%. Em acompanhamento no ambulatório de mastologia, foi proposto QTNEO, sendo realizada por 9 meses. Ao final das sessões, apresentava-se emagrecida, leucopênica e mama esquerda com nodulações esparsas e endurecidas do quadrante inferior medial até o quadrante superior lateral e linfonodo axilar esquerdo ainda palpável. Após 2 meses do término da QTNEO e paciente recuperada da leucopenia, optou-se pela realização da mastectomia radical esquerda e linfadenectomia axilar com boa evolução no pós-operatório.

COMENTÁRIOS

A QTNEO é frequentemente administrada em câncer de mama operável com finalidade de melhorar os resultados cirúrgicos da mastectomia, por meio da redução do tumor. Uma das indicações dessa abordagem é com câncer de mama localmente avançado, como no presente caso, pois usualmente não são passíveis de ressecção inicial. Entretanto, observou-se um aumento do tumor inicial, com infiltração para o quadrante inferior medial da mama esquerda e região axilar ipsilateral, com ampliação da conduta planejada, de quadrantectomia para uma mastectomia radical esquerda com linfadenectomia axilar.

PALAVRA CHAVE

Câncer de Mama; Quimioterapia Neoadjuvante; Mastectomia Radical.

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Luiza Lorenzoni Grillo, Jacob Henrique da Silva Klippel, Anna Carolina Simões Moulin, Daniela Cardozo Lucas, Giulia de Souza Cupertino de Castro, Luana Pelicioni Rangel Braga, Cleverson Gomes do Carmo Junior, Janine Martins Machado

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo