Dados do Trabalho
TÍTULO
SARCOMA UTERINO EM PROLAPSO VAGINAL: UM RELATO DE CASO
CONTEXTO
O sarcoma de útero é uma neoplasia ginecológica rara, com altos índices de recidiva, cujo tratamento é invariavelmente cirúrgico. Tem características mais agressivas que a neoplasia endometrial, sendo um tumor de corpo uterino com prognóstico mais reservado. Tende a se apresentar em pacientes com mais de 40 anos, porém pode ser diagnosticado em qualquer faixa etária. Sua apresentação clínica é diversa, mas geralmente compreende sangramento vaginal anormal, seja pós-menopausa ou no menacme.
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
Paciente feminina, 70 anos, hipertensa, sem outras comorbidades ou fatores de risco, apresenta-se ao ambulatório de especialidade com queixa de sangramento vaginal volumoso pós-menopausa em duas ocasiões há três meses, com necessidade de transfusão de hemocomponentes. Ao exame, apresentava lesão prolapsada vaginal, polipoide, de característica exofítica. Paciente encaminhada posteriormente para cirurgia com plano de biópsia, mas, durante procedimento, foi identificada piora do prolapso, com massa aproximadamente três vezes maior. Ressecado, naquele momento, todo o prolapso a partir de seu pedículo. A análise anátomo-patológica da peça cirúrgica mostrou carcinossarcoma, e, frente a isso, indicada posterior pan-histerectomia.
COMENTÁRIOS
Neste caso, observa-se a variedade de apresentação clínica da lesão sarcomatosa uterina. Comumente, ela se apresenta com anormalidades do sangramento vaginal, o que esteve presente neste caso. Porém, além disso, notou-se a lesão, quase que em sua totalidade, prolapsada para além do introito vaginal. Assim, mostra-se importante a compreensão do sarcoma uterino como hipótese diagnóstica nas mais diversas queixas clínicas.
PALAVRA CHAVE
sarcoma uterino; prolapso vaginal
Área
GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica
Autores
João Antônio Vila Nova Asmar, Vânia Marisia Santos Fortes dos Reis, Jefferson Henrique Zwir Poli, Renata Ávila, Rosilene Jara Reis