59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

APLICABILIDADE DO USO DE TECNOLOGIA MÓVEL PARA REGISTROS EM SAÚDE DURANTE A ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL

OBJETIVO

Avaliar a aplicabilidade e a usabilidade de um software de tecnologia móvel para registro em saúde durante a assistência pré-natal.

MÉTODOS

Foi realizado um estudo do tipo descritivo e transversal, com caráter quantitativo. Os participantes da pesquisa assistiram a um vídeo explicativo sobre o funcionamento de um aplicativo para celular e em seguida foi aplicado um questionário adaptado a partir do Sistema Usabilyty Scala (SUS). Os dados colhidos foram analisados, através de métodos gráficos e/ou numéricos, disponíveis no software Microsoft® Word e Excel e ajudaram a aperfeiçoar o aplicativo.

RESULTADOS

Participaram do estudo 14 médicos com experiência na assistência pré-natal, na faixa etária média de 32 anos, 78% eram do sexo feminino e 22% do sexo masculino. De acordo com os dados colhidos, 100% dos participantes afirmaram que usariam o aplicativo demonstrado e acreditavam que ele seria útil na assistência pré-natal, 64% acreditam que o app é de uso fácil e 71% dos entrevistados afirmaram que podem usar o software sem necessitar de qualquer tipo de ajuda durante a consulta da gestante.

CONCLUSÕES

O modelo adaptado do aplicativo para assistência pré-natal, apresentado em forma de vídeo explicativo, consiste em um software de coleta automatizada. Tornando o acesso aos dados da consulta mais rápido e fácil. Esse aplicativo eliminaria as controvérsias de uma ficha mal preenchida. Afinal, todas as informações serão integradas e podem ser armazenadas com segurança em uma nuvem, o que possibilita um controle em tempo real. Na população estudada, em que a maioria dos indivíduos são especializados em Medicina da Saúde da Família e da Comunidade, e tem mais de 5 anos de atuação na assistência pré-natal, a informatização de elementos em saúde durante o acompanhamento médico da gestante foi apontado como de grande importância na utilidade para coleta e armazenamento dos dados. O aplicativo teve grande aceitação dentre os profissionais de saúde, e foi qualificado como de fácil manuseio, o que corrobora para sua usabilidade. Logo, pode-se inferir que a partir do plano de construção proposto, o desenvolvimento de uma ferramenta digital para armazenamento das informações clínicas da consulta durante o período de gestação é de grande valia para assistência pré-natal.

PALAVRA CHAVE

Pré-natal; Aplicativos móveis ; Controle de registro.

Área

OBSTETRÍCIA - Atenção Primária

Autores

Juliana Santos Serrão de Castro, Thayná Caroline Moura Freire, Marcos Vinicios Alvarenga Fróes, Manuela Fernanda Medeiros de Andrade Nobre, Rafael Augusto Jesus Arruda, Ana Paula Silva Feio, Léa Rosana Viana de Araújo Araújo, Brenda Nazaré Gomes Andriolo

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo