59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

Cirurgia axilar para tratamento de tumor de origem neural: um raro relato de caso.

CONTEXTO

Os Schwannomas consistem em tumores benignos, do tecido mole, provenientes das células de Schwann do tecido nervoso periférico, sendo frequentes em pacientes do sexo masculino entre 20 e 50 anos de idade. Tendem a ser solitários com crescimento lento e não agressivos, produzindo, por vezes, grandes massas. Seu aparecimento na região mamária e/ou axilar é muito raro, sendo constatados apenas 37 casos de Schwannomas em mama e axila nas bases de dados Lilacs, Pubmed e Medline, de acordo com um estudo em 2019. A maioria dos tumores mamários são constituídos por tecido de origem epitelial, sendo 95% dos casos divididos entre carcinomas, cistos e fibroadenomas.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Neste relato, descrevemos uma paciente de 53 anos, feminina, referindo nódulo e sensação de queimação em axila direita com irradiação para mama direita. A mamografia e a ultrassonografia mamária mostravam a presença de nódulo em axila direita, de difícil diferenciação com linfadenomegalia axilar. A punção aspirativa com agulha fina (PAAF) foi inconclusiva e a core-biopsy mostrou proliferação mesenquimal fusocelular com características celulares benignas padrão nervoso, do tipo Neurilenoma/Schwannoma. Optou-se, à princípio, por conduta expectante. Porém, após seis meses, observou-se o aumento do nódulo e da sintomatologia clínica e foi decidido, em conjunto com a paciente, pela exérese completa da lesão.

COMENTÁRIOS

Tumor de acometimento raro em axila que, embora seja benigno, pode comportar-se como neoplasia maligna devido ao quadro de dor e compressão local das estruturas adjacentes. Sempre que possível, o tratamento deve preservar o feixe nervoso do interior do nódulo, pois a exerese completa do tumor acarretará sequela neurológica.

PALAVRA CHAVE

Tumor axilar; Células de Schwann; bainha de mielina.

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Welington Lombardi, Luciana Borges Lombardi, Carla Freitas, Flávia Vicentin Silva, Carolina Fernanda Silva

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo