59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

Relato de caso Onfalocele Atípica

CONTEXTO

A onfalocele é uma malformação congênita da parede abdominal em que ocorre herniação de vísceras na base do cordão umbilical, recoberta por membrana. O saco herniário pode conter alças do intestino delgado e grosso, fígado, estômago e baço. Essa patologia possui associação a outras malformações e cromossomopatias, sendo mais frequente a cardiopatia.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente MRPS, 28 anos, primigesta, encaminhada ao serviço de Medicina Fetal do HMIPV por onfalocele atípica e escoliose fetal, após diagnóstico com 13 semanas e 5 dias. Realizou a primeira avaliação em 26/12/18 com 17 semanas e 4 dias, quando foi confirmado onfalocele atípica com aparente concentração do intestino no terço médio do cordão umbilical. E na parte do cordão no espaço celômico foi observado membrana em continuidade com o feto e suspeita de escoliose no terço médio da coluna. Paciente foi submetida a amniocentese em 04/01/18, resultando 46XX. Realizou RNM fetal em 21/03/18 que confirmou os defeitos de fechamento da parede abdominal anterior, contendo segmentos de delgado que não apresentavam dilatação e estavam recobertos por membrana amniótica. Realizou ecocardiograma fetal em 02/04/2018 com achados normais. Foi internada em 18/04/2018 com 32 semanas e 6 dias devido a oligodramnia (ILA: 4,1). Permaneceu internada em acompanhamento e em USG do dia 04/05/2018, com 36 semanas, foi evidenciada provável ruptura da onfalocele, identificando-se alças do intestino delgado e grosso boiando no líquido amniótico. Realizada interrupção da gestação em 18/05/18 com 38 semanas, quando foi confirmada a ruptura de onfalocele e escoliose.

COMENTÁRIOS

Nas gestações de fetos com onfalocele, por possuir elevada associação com cromossomopatias e alta mortalidade, deve ser realizado ecocardiograma e cariótipo fetal. A via de parto é de indicação obstétrica, exceto nas grandes herniações em que se indica a cesariana devido à possíveis intercorrências. Onfaloceles isoladas sem o fígado no saco herniário e cariótipo fetal normal possuem excelente prognóstico. Já onfaloceles isoladas com fígado no interior do saco-herniário e cariótipo fetal normal possuem prognóstico reservado e sequela respiratória importante. Após o nascimento, a cirurgia é realizada somente quando a herniação é pequena e seja recoberta por pele. Nos casos de herniação grande, a hérnia é protegida por silo e o RN submetido a cirurgia em um 2° momento.

PALAVRA CHAVE

Onfalocele

Área

OBSTETRÍCIA - Medicina Fetal

Autores

Luiza Alves Diogo da Silva, Eloá Sachet Nuernberg, Maysa Daniel Justo, Laís Claudino André, Cindy Vieira Niero, Mariana Baltazar Cândido, Alice Ruiz Garcia, Ana Letícia Gava Milanesi

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo