59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

LINFOMA PRIMÁRIO DE MAMA: UM RARO RELATO DE CASO.

CONTEXTO

Os linfomas primários da mama (LPM) são neoplasias incomuns, representando aproximadamente 0,5% das neoplasias mamárias e 2% dos linfomas extra nodais. Os sintomas associados ao LPM são semelhantes aos encontrados em outras lesões malignas da mama. A histologia associada à imuno-histoquímica (IHQ) é fundamental para o diagnóstico desses tumores, os quais, em sua maioria, apresentam-se imunofenotipicamente derivados da linhagem B. A sua raridade ainda não permitiu a padronização da terapêutica mais apropriada.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

O presente relato consiste em uma paciente de 83 anos, apresentando nódulo em mama direita há aproximadamente seis meses, de grande volume, acometendo toda a extensão da mama direita e parte da mama esquerda, endurecido, fixo em plano profundo e infiltrando parte da pele sobre o tumor. O exame de ultrassonografia mamaria mostrou a presença de nódulo heterogêneo, irregular, com espessamento de pele, ocupando toda a mama direita, de aproximadamente 16,0 cm de diâmetro, infiltrando parte do seio intermamário. A imunoistoquímica foi positiva para CD 20, Bcl-2, MUM-1 e 50% para Ki-67, sendo compatível com infiltração por linfoma não Hodgkin de grandes células B, não centro germinativo. Após avaliação dos exames (tomografia cervical, torácica, de abdome e pelve), concluiu-se estadiamento IVA de Ann Harbor. Foi programado tratamento com quimioterapia, prescrito Rituximabe, Ciclofosfamida, Vincristina e Prednisona (R-COP).

COMENTÁRIOS

Os linfomas primários de mama devem fazer parte do diagnóstico diferencial dos tumores mamários, já que apresentam características semelhantes, tanto clínicas quanto radiológicas. O diagnóstico deve sempre ser confirmado pela imunoistoquímica e o tratamento deve ser realizado através da quimioterapia, associada, em alguns casos, à radioterapia, porém a cirurgia deve ser abandonada.

PALAVRA CHAVE

Linfomas primários da mama, tumores mamários, linfomas extra nodais.

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Welington Lombardi, Luciana Borges Lombardi, Carla Freitas, Flavia Vicentin Silva, Marina Abud Ferreira, Antonielle Puttini Fonseca

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo