Dados do Trabalho
TÍTULO
A tecnologia móvel como adjuvante ao seguimento no puerpério: um ensaio clínico randomizado.
OBJETIVO
Comparar a adesão à consulta puerperal entre os grupos: multiplataforma de mensagem instantânea e orientação convencional.
MÉTODOS
Ensaio clínico randomizado, realizado em duas maternidades públicas de Salvador/BA, com 140 mulheres no pós-parto. Foi realizada a aplicação de um questionário estruturado para coleta de dados sociodemográficos, perfil reprodutivo, conhecimento e uso de métodos contraceptivos, planejamento gestacional no pós-parto imediato. Todas as participantes receberam uma cartilha com orientações sobre o pós-parto. A randomização aleatória alocou 70 participantes no grupo multiplataforma (mensagens enviadas semanalmente de publicações de mídias oficiais do Ministério da Saúde) e 70 no grupo convencional (orientação tradicional). Depois de 30/45 dias, os grupos receberam uma ligação para saber se haviam retornado à consulta de puerpério, qual método contraceptivo estavam utilizando e se estavam amamentando.
RESULTADOS
Não houve diferença, estatisticamente significante, na taxa de amamentação exclusiva, no retorno à consulta puerperal e no uso de métodos contraceptivos entre o grupo convencional e o multiplataforma. Um maior número absoluto das puérperas, no grupo multiplataforma, retornaram à consulta puerperal (56%) e, 77% estavam em uso de algum método contraceptivo. Mulheres de ambos os grupos relataram planejamento gestacional ambivalente (multiplataforma: 62,9% vs. convencional: 52,8%), porém a escolha do método contraceptivo no pré-natal entre grupos divergiu com maior número de puérperas participando da escolha no grupo multiplataforma (multiplataforma: 34,3% vs. convencional: 27,1% com p<0,05).
CONCLUSÕES
Não houve diferença na frequência de retorno das puérperas às consultas, na taxa de amamentação ou no uso de métodos contraceptivos no pós-parto com uso da m-health.
PALAVRA CHAVE
Período pós-parto. Métodos contraceptivos. Amamentação
Área
GINECOLOGIA - Contracepção
Autores
Iara Pireis Reis Silva