59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

Gestação ectópica em cicatriz de cesárea: uma série de casos em Hospital Terciário

CONTEXTO

Gestação ectópica em cicatriz de cesárea é uma das possíveis complicações a longo prazo em mulheres com cesarianas prévias. Esta complicação tem possibilidade de elevar a morbidade e comprometer o futuro reprodutivo da mulher. Há uma escassez de evidências científicas em relação ao melhor manejo deste tipo de gestação ectópica. O objetivo deste estudo foi descrever uma série de casos de 2000 a 2021 em um Hospital Terciário.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Após revisão da base de dados da instituição foram encontrados 10 casos de gestação ectópica em cicatriz de cesárea no período de 2000 a 2021 dos 921 casos de gestação ectópica. Dados demográficos demonstraram que 80% das mulheres eram brancas e 30% apresentavam ensino superior completo. 90% das mulheres possuíam somente uma cesárea anterior. Apenas uma mulher foi submetida a tratamento clínico com protocolo curto de Metotrexato e uma à conduta expectante após detecção de níveis decrescentes de beta-hCG. Cinquenta por cento das mulheres realizaram tratamento cirúrgico após falha de resposta ao tratamento clínico com metotrexato. Das mulheres submetidas a tratamento cirúrgico, 40% possuíam beta-hCG sérico superior a 5000 mUI/mL na admissão e 30% necessitaram de hemotransfusão sendo que 3 mulheres foram submetidas à histerectomia e 3 mulheres submetidas a ressecção do segmento uterino. O tempo médio de internação foi de 10,4 dias. Nenhuma das mulheres apresentou complicações nos primeiros 45 a 60 dias após a alta.

COMENTÁRIOS

O presente estudo reafirma a elevada morbidade dessa gestação ectópica, com comprometimento do futuro reprodutivo. Foi observada elevada falha de tratamento clínico com metotrexato, o que traz o questionamento da validade do mesmo nas ectópicas em cicatriz de cesárea. O estudo também demonstra que apenas uma cesariana prévia apresenta risco para esse tipo de gestação ectópica, o que corrobora na reavaliação da conduta obstétrica brasileira e mundial para diminuir os números das taxas de cesáreas. Mais estudos são necessários para estabelecer protocolos de tratamento para essa temida complicação.

PALAVRA CHAVE

gravidez ectópica de cicatriz de cesárea, metotrexate, hCG

Área

OBSTETRÍCIA - Obstetrícia Geral

Autores

Matheus Nascimeto da Silva, Luis Francisco Cintra Baccaro, Cristina Laguna Benetti-Pinto, Daniela Angerame Yela

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo