59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

Ruptura de hematoma hepático subcapsular associado à síndrome HELLP: relato de dois casos

CONTEXTO

Hematoma subcapsular hepático na gestação é uma complicação rara, usualmente associada a pré-eclâmpsia e síndrome HELLP, em geral ocorre no terceiro trimestre ou no puerpério. A ruptura do hematoma é um evento grave, muitas vezes catastrófico, com a dificuldade no diagnóstico contribuindo para as altas taxas de mortalidade materna e perinatal. São relatados dois casos de hematoma subcapsular roto em gestantes atendidas em serviço de referência obstétrico no Nordeste do Brasil.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Gestantes 1) 41 anos, primigesta e 2) 24 anos, secundigesta (com cesárea anterior), ambas com pré-eclâmpsia grave, síndrome HELLP e com diagnóstico feito durante laparotomia exploradora. A primeira foi submetida a cesárea com visualização de sangramento na cavidade em outro serviço, mas abdome foi fechado e encaminhada para a UTI materna do serviço de referência, onde se indicou laparotomia. A segunda teve diagnóstico durante a cesárea realizada no serviço, com incisão mediana para abordar e tratar o hematoma. A primeira tinha volumoso hematoma subcapsular roto e a segunda, além disso, laceração hepática e hematoma retroperitoneal. Em ambas foi realizado tamponamento com compressas. A primeira evoluiu grave, mas consciente, com reabordagem para retirada de compressas sem intercorrências. A segunda foi submetida a re-laparotomia por choque hemorrágico, sendo feita ligadura da artéria hepática comum e reversão de parada cardiorrespiratória no transoperatório, permanecendo intubada por oito dias. Ambas evoluíram com melhora progressiva, porém já tinham tido óbito fetal. Tiveram alta para acompanhamento ambulatorial com recuperação da função hepática.

COMENTÁRIOS

A hemorragia subcapsular em pacientes com doenças hipertensivas se dá por trombos de fibrina em arteríolas e sinusoides hepáticos, com necrose periportal. Nas formas graves, raramente é vista antes da intervenção cirúrgica, contribuindo para a alta mortalidade. Sintomas comuns incluem dor intensa em hipocôndrio direito ou em epigástrio, o que ocorreu em ambas as pacientes, respectivamente. Pode existir choque hemorrágico, com colapso cardiovascular. As formas rotas do hematoma apresentam mortalidade materna três vezes maior que as não rotas, chegando até 75%, com mortalidade fetal chegando até 80%. Devido à gravidade, deve-se atentar aos sinais sugestivos de instabilidade hemodinâmica, irritação peritoneal e rebaixamento do nível de consciência nas pacientes com pré-eclâmpsia grave e com síndrome HELLP.

PALAVRA CHAVE

Gestação de Alto Risco. Síndrome HELLP. Pré-eclâmpsia. Hematoma Subcapsular

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de Alto Risco

Autores

Keoma Polyenne Mariz Rodrigues, Thaise Villarim de Oliveira, Lucas Felix Marinho Neves, Marina Amorim Albuquerque, Melania Maria Ramos Amorim

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo