59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

Monitoria em Ginecologia e Obstetrícia: teoria e prática com simuladores médicos

CONTEXTO

O projeto de treinamento prático com simuladores através da monitoria surge como uma alternativa ao cenário de pandemia por COVID-19, no qual, a inserção dos alunos nos serviços de saúde é restrita e cautelosa. Os simuladores Limbs & Things são reconhecidos pela inovação e fidedignidade com a anatomia e acurácia de seus modelos, possibilitando a preparação dos acadêmicos para os cenários de prática médica. Criou-se um ambiente controlado de estímulo às potencialidades clínicas e habilidades médicas, aproximando teoria e prática em saúde da mulher.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

O projeto conta com 4 monitoras, supervisionadas por 2 docentes médicas ginecologistas. As atividades de monitoria acontecem no hospital, sob supervisão docente, através de encontros presenciais entre os alunos monitores e os discentes do componente Saúde da Mulher, em caráter obrigatório para os últimos. Foram atendidos 20 alunos do 5º e 6º semestre do curso de medicina da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). São propostos casos clínicos que direcionam para o exercício prático em simuladores médicos Limbs & Things. Os casos são construídos a partir da revisão da literatura, direcionados pelos temas mais prevalentes no estágio prático de GO, em seguida, são discutidos com as especialistas e, então, aplicados pelas monitoras sob supervisão. Os simuladores utilizados possibilitam treinamento de habilidades como coleta de citopatológico, exame físico da mama, vulva e períneo, além de toque vaginal em múltiplas fases do ciclo reprodutivo feminino, abrangendo exame físico obstétrico.

COMENTÁRIOS

A monitoria com simuladores objetiva oportunizar aos monitores o aprimoramento de conhecimentos teóricos e práticos, bem como suas habilidades na área de GO. Além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos através dos monitores, ou seja, aprendizado guiado pelos próprios acadêmicos, corroborando com a tendência hodierna do currículo de medicina, baseado em metodologias ativas de ensino. O estudo através de monitoria é reconhecido pela oportunidade de crescimento exponencial das habilidades cognitivas e práticas dos alunos, além de ser um espaço adequado para sanar dificuldades, visando um melhor cuidado ao paciente real. Observou-se melhor preparo dos alunos que passaram pela monitoria à sua chegada ao serviço de saúde da mulher.

PALAVRA CHAVE

Simuladores médicos

Área

GINECOLOGIA - Ensino, Treinamento, Avaliação

Autores

Gabriella Marques Monteiro, Brendha Zancanela Santos, Carolina Menezes Nunes, Ana Carolina Drehmer Santos, Natália Tonn, Ana Elisa Hartmann, Rita de Cássia Fossati Silveira Evaldt, Giulia Cioffi Nascimento

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