59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

Fatores associados a lacerações perineais severas

OBJETIVO

As lacerações perineais de origem obstétrica são classificadas, conforme a extensão dos tecidos acometidos, em leves e graves. Lesões severas perineais do esfíncter anal obstétrico (OASIS) estão associadas a sintomas e disfunções de curto ou longo prazo. A importância da prevenção primária das OASIS motiva a determinação das variáveis implicadas em sua ocorrência. O objetivo desse estudo é avaliar a associação entre a ocorrência de OASIS com variáveis maternas e relacionadas ao parto em maternidade escola no Brasil.

MÉTODOS

Estudo observacional, analítico e transversal. Avaliou 164 partos vaginais, ocorridos no período de outubro a dezembro de 2018, na Maternidade Dona Evangelina Rosa, Teresina, Brasil. Aprovação do Comitê de Ética com número: CAAE - 90227318.4.0000.8050. Os critérios de inclusão foram partos vaginais > 34 semanas; os critérios de exclusão foram gestações múltiplas, malformação, apresentação não cafálica e natimorto. Os dados coletados foram submetidos à análise de frequência, testes qui-quadrado e teste Exato de Fisher.

RESULTADOS

A média de idade foi de 25 anos (DP 7 anos); ocorreram lacerações graves (grau III e IV, OASIS) em 3,04% dos partos. Quanto às variáveis investigadas para laceração obstétrica grave observou-se ocorrência em 6,4% das primíparas (p 0,022) e em 7,1% das parturientes com peso fetal > 3500g (não houve significância estatística). Não houve diferença em relação à duração do segundo período ou à posição adotada durante o parto.

CONCLUSÕES

A prevalência de lacerações perineais graves foi semelhante a encontrada em outros estudos. A conduta obstétrica, principalmente em primíparas, deve ser orientada de modo a reduzir os desfechos perineais desfavoráveis.

PALAVRA CHAVE

laceração perineal, severa, gestação

Área

OBSTETRÍCIA - Obstetrícia Geral

Autores

Ana Maria Coelho Holanda, Juliana Borba Gomes, Victoria Maria Luz Borges, Ana Maria Pearce Arêa Leão Pinheiro, José Arimatéa dos Santos Junior, Lorena Noberta Mendes Moura

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo