Dados do Trabalho
TÍTULO
Morte por coriocarcinoma metastático: relato de caso
CONTEXTO
O coriocarcinoma é uma doença maligna entre as doenças trofoblásticas gestacionais e pode ocorrer em qualquer forma de gravidez. O objetivo deste estudo é relatar um caso de coriocarcinoma evidenciado tardiamente por manifestações secundárias de doença localmente avançada.
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
Mulher de 38 anos apresentando sangramento vaginal, náuseas, vômitos e dor abdominal. História de três gestações anteriores, dois partos e um aborto compatível com gravidez molar há 8 anos (sem acompanhamento). No momento com 115.560mUI / mL b-HCG e ultrassonografia mostrando útero volumoso (2.230cm3), heterogêneo e com saco gestacional ausente. Após estabilização clínica, foi submetida a laparotomia, onde foi identificada grande massa abdominopélvica, de provável origem uterina, friável, com parede de aspecto degenerativo; aderência de alças intestinais; sem planos de clivagem, pelve congelada. Foi realizada biópsia incisional (coriocarcinoma com necrose de coagulação). A tomografia de tórax identificou derrame pleural bilateral, nódulos pulmonares sólidos e bem definidos (3,0x2,8 e 1,0x0,9). Evoluiu com dispneia e diminuição do nível de consciência. Aguardava transferência para hospital oncológico quando apresentou quadro infeccioso com insuficiência renal aguda, instabilidade hemodinâmica e óbito.
COMENTÁRIOS
O coriocarcinoma é uma das neoplasias sólidas com maior taxa de cura, mesmo na presença de metástases. A ausência de acompanhamento após o diagnóstico de doença trofoblástica gestacional pode levar a resultados catastróficos.
PALAVRA CHAVE
coriocarcinoma, gestação, doença trofoblástica gestacional
Área
OBSTETRÍCIA - Gestação de Alto Risco
Autores
Ana Maria Coelho Holanda, Juliana Borba Gomes, Adailson Silva Lima, José Arimatéa dos Santos Júnior, Ana Maria Pearce Arêa Leão Pinheiro, Rosyane Moura da Rocha