59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

A INFLUÊNCIA DO USO DE COMPUTADOR NA PÓS MENOPAUSA SOBRE JOGO DE REALIDADE VIRTUAL

OBJETIVO

Avaliar a performance em jogo de realidade virtual entre mulheres na pós-menopausa, usuárias e não usuárias de computador.

MÉTODOS

Estudo transversal com inquérito clínico e sociodemográfico em 152 mulheres na pós-menopausa, divididas em dois grupos: usuárias e não usuárias de computador. As variáveis analisadas: idade, etnia, índice de massa corporal, escolaridade, estado civil, tempo de menopausa, idade da menopausa, sintomas climatéricos e estado de saúde da mulher e uso de tecnologia. As participantes realizaram tarefa de realidade virtual “MoviLetrando” e a variável pontuação foi analisada para avaliar a performance no jogo de realidade virtual. O teste de Mann-Whitney foi empregado para comparar os grupos.

RESULTADOS

As mulheres usuárias de computador mostram melhor desempenho em jogo de realidade virtual (p = 0,005) quando comparadas às mulheres não usuárias de computador.

CONCLUSÕES

O uso habitual de tecnologia incluindo computador e smartphone determina melhor desempenho em jogo de realidade virtual.

PALAVRA CHAVE

Pós-Menopausa; Realidade Virtual; Jogos de Vídeo; Interface Usuário-Computador

Área

GINECOLOGIA - Climatério

Autores

Juliana Zangirolami-Raimundo, Isabel Cristina Espósito Sorpreso, Priscilla Rayanne e Silva Noll, Weverton Silva Santos, Rodrigo Daminello Raimundo, Edmund Chada Baracat, José Maria Soares-Junior

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo