Dados do Trabalho
TÍTULO
Obstrução tumoral do canal de parto e a importância do cuidado pré-natal: um relato de caso
CONTEXTO
Descrever o caso de uma gestante que, após apresentar sangramento transvaginal no final da gestação, foi diagnosticada com tumor obstruindo o canal do parto e enfatizar a importância do acompanhamento pré-natal.
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
Mulher, primípara, de 21 anos, com idade gestacional de 35 semanas e 4 dias, que procurou atendimento médico apresentando sangramento transvaginal e dor pélvica. Ao exame, apresentava boa vitalidade fetal e lesão vaginal obstruindo o canal de parto. A ultrassonografia obstétrica determinou um índice de líquido amniótico de 3,2. A paciente foi submetida a parto cesáreo, devido ao oligoidrâmnio e à obstrução do canal de parto. A lesão foi retirada após o parto e nenhum procedimento apresentou complicações. O resultado anatomopatológico mostrou que a lesão consistia em uma neoplasia mesenquimal com pequenas células redondas, com estroma mixóide e ricamente vascularizado com vasos delgados e alongados, que pode corresponder a um pólipo estromal fibroepitelial, um angiomixoma ou um angiomifibroblastoma. A paciente foi encaminhada para acompanhamento e posterior investigação e tratamento em serviço de referência oncológica.
COMENTÁRIOS
O pré-natal é muito importante, pois previne doenças e possibilita o diagnóstico e tratamento de comorbidades no início da gestação. Embora as neoplasias do trato genital inferior durante a gravidez sejam raras, elas podem gerar uma série de desfechos desfavoráveis e podem ser diagnosticadas precocemente durante as consultas, melhorando os desfechos materno-fetais.
PALAVRA CHAVE
Complicações na Gravidez, Complicações do Trabalho de Parto, Neoplasias Vaginais
Área
OBSTETRÍCIA - Gestação de Alto Risco
Autores
MARIANE ALBUQUERQUE REIS, FERNANDA BEATRIZ MAIA CARLOS, THIAGO MENEZES DA SILVA, MARIAMA SOUSA SALAZAR, ANA CAROLINA ZIMMERMANN SIMÕES, KYVIA RAMOS TORRES, LEONARDO JOSÉ VIEIRA DE FIGUEIREDO, MICHELLY NÓBREGA MONTEIRO