59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

Mastectomia Radical em Paciente Masculino Devido Sarcoma Sinovial Monofásico - Relato de Caso

CONTEXTO

Os Sarcomas Sinoviais são neoplasias malignas raras derivadas de células multipotenciais mesenquimais, mais prevalentes no sexo masculino (1,2/1,0) e sobrevida em 5 anos de 60%. Podem ser classificados em dois subtipos principais: o tipo clássico bifásico e monofásico. O tipo clássico bifásico apresenta uma mistura de elementos epitelióides e o componente da célula do fuso em proporção variável, enquanto o monofásico é composto exclusivamente por células fusiformes. O tratamento de escolha é a ampla excisão cirúrgica com radioterapia adjuvante ou neoadjuvante, pois se trata de um tumor agressivo com alta incidência de metástases (50%), principalmente em pulmão, linfonodos regionais e ossos. A apresentação primária na mama é extremamente rara (0,06% de todas as neoplasias mamárias), com poucos casos descritos em literatura.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente, masculino, 41 anos, queixa de nódulo em mama direita associado a dor e histórico de trauma local há 8 meses, sem outras alterações. Ressonância Magnética evidenciou massa subcutânea mamária heterogênea à direita, medindo 6,9x5,2 cm, sugestiva de granuloma. Paciente internado e submetido a nodulectomia à direita e material enviado ao anatomopatológico e imuno-histoquímica. Constatou-se Neoplasia Fusocelular Maligna, favorecendo o diagnóstico de um Sarcoma Fusocelular e a possibilidade de Sarcoma Sinovial Monofásico. O paciente, então, foi submetido à internação para mastectomia radical e linfadenectomia à direita e, posteriormente, encaminhado à oncologia. A radioterapia (RT) não foi indicada pela equipe devido a lesão de pequeno tamanho, mas orientada vigilância ativa. Após 6 meses do diagnóstico, foi realizada tomografia computadorizada (TC) de abdome e tórax, onde notou-se múltiplas lesões ósseas líticas, circunscritas, distribuídas difusamente pela coluna dorso-lombar, sacro, bacia e todo arcabouço ósseo. Paciente evoluiu com dor intensa em coluna lombar e pelve, refratária à medicação e foi submetido a biópsia de coluna vertebral. Os resultados demonstraram sarcoma fusocelular de provável origem óssea metastática. A equipe iniciou RT de coluna T11-sacro com 20 Gy em 5 frações.

COMENTÁRIOS

O sarcoma sinovial primário de mama é uma neoplasia rara e pouco abordada na literatura, principalmente no contexto da mastologia. Tal raridade dificulta a ampliação de estudos que abordem o diagnóstico, tratamento e prognóstico da doença a longo prazo, sendo assim de suma importância o seu relato e estudo.

PALAVRA CHAVE

SARCOMA SINOVIAL

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Juliana de Amorim Santos, Brunna Maria Bolelli Barros, Nicole Messenberg Guimarães Miller, João Vicente Oliveira Leão Ribeiro, Beatriz de Almeida Barroso, Camila Nunes dos Santos, Bárbara Valadao Junqueira Leite, Ana Carolina Moreira Ramiro

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo