59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

ESTUDO DA CURVA DE APRENDIZADO EM ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA BÁSICA NA RESIDÊNCIA MÉDICA

OBJETIVO

Avaliar a curva de aprendizado em ultrassonografia (USG) obstétrica básica após rodízio do 2º ano da residência médica.

MÉTODOS

No rodízio de medicina fetal com duração total de 30 dias, a residente recebeu orientação do preceptor especialista na área durante os primeiros 15 dias. Na segunda metade, as pacientes com gestação única e idade gestacional (IG) superior a 30 semanas atendidas em um centro terciário tiveram USG realizada primeiramente pela residente e, em seguida pelo preceptor, sem qualquer comunicação entre eles. Os resultados de IG em semanas pelo exame, peso fetal estimado (PFE) em gramas e índice de líquido amniótico (ILA) em centímetros obtidos entre os examinadores foram comparados e dados estatísticos foram obtidos.

RESULTADOS

Ao todo 18 pacientes participaram da amostra. A avaliação realizada pelo preceptor foi considerada o padrão-ouro. A IG apresentou nível de correlação intraclasse entre os examinadores de 0.9436 (IC 95% entre 0.8521-0.9791, valor p<0,0001), o PFE obteve correlação intraclasse de 0.9510 (IC 95% entre 0.8708-0.9819, valor p<0,0001) e o ILA alcançou correlação intraclasse de 0.9209 (IC 95% entre 0.7966-0.9705, valor p<0,0001).

CONCLUSÕES

A Matriz de Competências em Ginecologia e Obstetrícia elaborada pela FEBRASGO busca assegurar maior consistência e coerência nos Programas de Residência Médica. Segundo o documento, o residente do 2º ano deve ter habilidade de realizar ecografia para biometria fetal. De acordo com os dados expostos anteriormente, pode-se concluir que a replicabilidade entre os examinadores segundo Fleiss, J.L. (1986) apresentou resultados de replicabilidade excelente nos três parâmetros estudados (IG, PFE e ILA). Isso demonstra que a residente alcançou a aquisição de tal competência e que o rodízio de medicina fetal assumiu importância para o desenvolvimento desse aprendizado.

PALAVRA CHAVE

Ultrassonografia Obstétrica; Residência Médica; Aprendizado; Competências

Área

OBSTETRÍCIA - Medicina Fetal

Autores

Luana Régia Ribeiro de Araújo, Moisés Diôgo de Lima, Mariane Albuquerque Reis, Mariama Sousa Salazar, Clessiana Tainara Silva Dantas, Isabella Guilherme de Carvalho Costa, Pedro Henrique Braga de Ávila

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo