59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

HISTERECTOMIA PÓS PARTO EM PACIENTE COM DIAGNÓSTICO DE PLACENTA INCRETA SEM FATORES DE RISCO

CONTEXTO

A placenta increta ocorre quando há invasão do tecido trofoblástico para o miométrio. Relato detalhado de um caso de prolapso de cordão umbilical, com diagnóstico intraoperatório de placenta increta, em que a paciente foi submetida a histerectomia periparto.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Mulher de 35 anos, G4P1A2 (um parto vaginal anterior) com 24,3 semanas de gestação, sem comorbidades e nunca havia sido submetida a qualquer procedimento uterino. Internada por trabalho de parto pré-termo, ruptura de membranas e observada boa vitalidade fetal, sem sinais de infecção, com isso optou-se por conduta expectante, com prescrição de corticoide, triagem para infecção e profilaxia para estreptococo do grupo B. Paciente referiu dor em baixo ventre e ao exame físico foi visto prolapso do cordão umbilical. A cesárea foi indicada imediatamente. A dequitação da placenta não foi bem-sucedida, pois percebeu que o tecido placentário invadiu a parede uterina próximo ao corno esquerdo, e havia vasos placentários visíveis sobre a parede. A paciente apresentou sangramento importante e foi realizada histerectomia. Após o procedimento, o paciente evoluiu bem, com sinais vitais estáveis. A biópsia placentária evidenciou áreas de degeneração edematosa e fibroplasia, hiperplasia trofoblástica com formação de nódulos sinciciais focais e congestão vascular, com diagnóstico final de placenta increta.

COMENTÁRIOS

É importante discutir o tema visto que pode estar relacionado à hemorragia pós-parto com risco de vida e é essencial conhecer seus fatores de risco, a fim de oferecer rastreamento às mulheres de maior risco, quando disponível, mas também considerando a possibilidade em pacientes sem quaisquer fatores de risco conhecidos.

PALAVRA CHAVE

Doenças Placentárias, Gravidez, Placenta Acreta

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de Alto Risco

Autores

MARIANE ALBUQUERQUE REIS, THIAGO MENEZES DA SILVA, MARIAMA SOUSA SALAZAR, LEONARDO JOSÉ VIEIRA DE FIGUEIREDO, MICHELLY NÓBREGA MONTEIRO

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo