Dados do Trabalho
TÍTULO
RELATO DE CASO: CARCINOMA DE MAMA INFLAMATÓRIO EM IDADE AVANÇADA E OLIGOASSINTOMÁTICA NO EXAME FÍSICO.
CONTEXTO
Carcinoma inflamatório de mama é uma patologia grave e de prognóstico desfavorável, capaz de induzir alterações minimamente perceptíveis ao paciente, fazendo com que este não perceba que se trata de algo tão grave. O objetivo neste estudo é relatar um caso atípico de uma doença atípica que é muito pouco estudado atualmente. Este relato demonstra a grande dificuldade em se definir a etiologia neste caso, a qual é capaz de simular patologias mais e menos graves retardando o tratamento e piorando o prognóstico.
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
Paciente preta, 54 anos, sexo feminino, com comorbidades, relata que há um ano sente dor na mama esquerda, de intensidade 5 na escala numérica de dor (EVA) e com alteração da coloração da mesma mama. Ao exame físico, apresentava edema da mama esquerda e inversão do mamilo, localizado no quadrante inferior com espessamento da região aureolar, sem o padrão “casca de laranja”. Sem linfonodomegalia. A ultrassonografia evidenciou mamas assimétricas, sendo a esquerda maior do que a direita, pele de textura fortemente ecogênica. E parênquima mamário denso com pequeno cisto simples na mama esquerda, de tamanho 0,85x0,84 cm. E, na mamografia de alta resolução, a partir das alterações malignas, foi classificado como BIRADS IV. A biopsia evidenciou 3 blocos de células epiteliais atípicas, em espaços vasculares, sendo compatível com carcinoma de mama inflamatório, sendo excluído o diagnóstico de Doença de Paget. Foi solicitado o rastreamento de metástases.
A paciente será submetida à quimioterapia neoadjuvante. E, posteriormente, à radioterapia e mastectomia radical.
COMENTÁRIOS
O carcinoma de mama inflamatório é um tipo de carcinoma ductal e representa de 1 a 4% de todos os casos de carcinoma invasivo, sendo o mais agressivo e mais fatal dos câncer de mama. Apesar de não ser elucidado claramente o fator causal deste carcinoma, é conhecida a existência de alguns fatores de riscos que predispõem seu desenvolvimento, destes, destacam-se: sexo feminino; a idade média de 52 anos; a etnia negra e a obesidade. Sendo assim, a paciente apresenta três fatores de risco: idade, etnia e sexo. A patologia pode apresentar diversos sinais e sintomas, entretanto, a manifestação clínica inicial pode ser semelhante a processos inflamatórios benignos, assim postergando o diagnóstico e o tratamento, logo culminando em um pior prognóstico. Assim, se evidencia a importância de um bom exame físico em todos os níveis de atendimento em saúde, além da instrução do autoexame das mamas.
PALAVRA CHAVE
Carcinoma ductal de mama. Biópsia. Saúde da Mulher.
Área
GINECOLOGIA - Mastologia
Autores
Lucas Novais Silva, Anália Rosa Ungria Machado, Luana Caetano Sena, Luísa Paiva Furtado Carvalho, Mariana Laura Paula Souza, Thais Parma Teixeira, Gisele Aparecida Fófano