59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

Relação entre o nível de ansiedade pela classificação do BAI e os resultados perinatais de puérperas internadas em maternidade Escola durante a pandemia de Covid-19.

OBJETIVO

Avaliar a relação entre o nível de ansiedade pela classificação do BAI e os resultados perinatais de puérperas internadas em maternidade Escola durante a pandemia de Covid-19.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, cuja amostra foi constituída por todas as puérperas que tiveram o parto em maternidade Escola, no ano de 2020, durante os meses de junho a julho. A ansiedade foi avaliada pelo questionário já validado para o português, o Beck Anxiety Inventory (BAI). A análise estatística foi realizada de forma descritiva através das variáveis qualitativas, por cálculo de frequências absolutas e relativas e de forma quantitativa por observação dos valores mínimos e máximos, através do cálculo de medianas, médias e desvios-padrão. A comparação das médias dos grupos foi realizada utilizando-se testes não paramétricos de Mann-Whitney U e a comparação de proporções o teste de qui quadrado ou teste exato de Fisher. O nível de significância foi de p<0,05.

RESULTADOS

A caracterização dos níveis de ansiedade pelo BAI quando associada aos resultados perinatais encontrou diferença estatística apenas em pacientes com idade gestacional menor que 37 semanas e com peso do RN menor que 2500g.

CONCLUSÕES

Revisões sistemáticas mostraram que as pacientes referem ansiedade aumentada na gestação por preocupação com os riscos expostos a elas e seus RN. Em nosso estudo, pacientes com idade gestacional no parto menor que 37 semanas e com RN com peso menor que 2500g apresentaram maior ansiedade, visto que além da preocupação com os riscos oferecidos pela pandemia, havia com a evolução clínica de seus RN e o medo quanto ao final da gestação e possíveis complicações. Além disso, a pandemia no estado trouxe insegurança as pacientes por diminuição de consultas no pré-natal.

PALAVRA CHAVE

Gravidez, COVID-19, Ansiedade

Área

OBSTETRÍCIA - Epidemiologia

Autores

MARIANE ALBUQUERQUE REIS, ANA CAROLINA ZIMMERMANN SIMOES, ROSELI MIEKO YAMAMOTO NOMURA, ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO, GABRIELA VAZ CURSINO, MARIA TERESA DA COSTA URBANO, LEONARDO JOSÉ VIEIRA DE FIGUEIREDO

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo