59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

CIRCUNCISÃO FEMININA: CAUSAS E IMPACTOS NA SAÚDE DA ADOLESCENTE

OBJETIVO

Conhecer as causas da circuncisão feminina e os impactos na saúde das adolescentes.

FONTE DE DADOS

Trata-se de uma revisão sistemática, realizada em julho de 2021, utilizando-se das bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, Biblioteca Virtual de Saúde, Scientific Electronic Library Online e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, com descritores: “Adolescent”, “Circumcision Female”, “Sexual and Reproductive Health”, com o boleano “and”.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Os critérios de inclusão foram: temática circuncisão feminina em publicações entre os anos de 2011 e 2021. Foram encontrados 59 artigos, utilizou-se os critérios de elegibilidade com a leitura do título, resumo e artigo na íntegra, sendo excluídos 26 artigos, restando 16 artigos.

COLETA DE DADOS

Foram tabulados os dados dos artigos com os seguintes assuntos: autores, objetivo, principais resultados e conclusão; depois foi feito cruzamentos de informações, classificando-os quanto às causas e os impactos.

SÍNTESE DE DADOS

A circuncisão genital feminina compreende os procedimentos que incluem a remoção parcial ou total das características externas da genitália ou outras lesões nos órgãos por causas não médicas. Na sua maioria têm como principais causas os fatores culturais que se referem, tanto ao patriarcalismo, quanto por ser um “rito de passagem” para a fase adulta. Por outro lado, a causa religiosa remete a evitar práticas promíscuas, como sexo antes do casamento e infidelidade. Sendo, a pressão social também um fator relevante. Os impactos para a saúde ginecológica a curto prazo são: dor intensa, hemorragia, doenças do trato urinário, septicemia, anemia e úlceras vulvares. Os danos obstétricos são mais tardios incluindo parto prolongado, cesarianas, episiotomias, hemorragia pós-parto e morte neonatal. Além dos impactos emocionais observados, como transtornos ansiosos e estresse pós-traumático.

CONCLUSÕES

Diante do exposto, destaca-se que as principais causas da circuncisão genital feminina estão atreladas aos aspectos socioculturais e religiosos, tendo como principais impactos a saúde das adolescentes os traumas genitais, complicações obstétricas e sexuais, bem como transtornos emocionais.

PALAVRA-CHAVE

CIRCUNCISÃO; MULHER; ADOLESCENTES.

Área

GINECOLOGIA - Infância e Adolescência

Autores

Amanda Xavier Anjos, Thaise Oliveira Almeida, Larissa Moitinho, Marks Passos Santos, Laise Mota Torres

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo