59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

Análise multivariada relacionada com ansiedade materna de puérperas internadas em maternidade Escola durante a pandemia de Covid-19

OBJETIVO

Realizar análise multivariada relacionada com ansiedade materna de puérperas internadas em maternidade Escola durante a pandemia de Covid-19.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, cuja amostra foi constituída por todas as puérperas que tiveram o parto em maternidade Escola, no ano de 2020, durante os meses de junho a julho. A ansiedade foi avaliada pelo questionário já validado para o português, o Beck Anxiety Inventory (BAI). A análise estatística foi realizada de forma descritiva através das variáveis qualitativas, por cálculo de frequências absolutas e relativas e de forma quantitativa por observação dos valores mínimos e máximos, através do cálculo de medianas, médias e desvios-padrão. A comparação das médias dos grupos foi realizada utilizando-se testes não paramétricos de Mann-Whitney U e a comparação de proporções o teste de qui quadrado ou teste exato de Fisher. O nível de significância foi de p<0,05.

RESULTADOS

Através da análise multivariada na busca de parâmetros relacionados com a ansiedade materna no final da gestação, após ajuste pela regressão logística, foram identificadas as seguintes variáveis independentes: idade gestacional no parto menor que 37 semanas, baixo peso do RN, cor branca e nulíparas. Correlacionou aumento da ansiedade materna com diferença estatística apenas com as variáveis: idade gestacional no parto menor que 37 semanas, peso RN menor que 2500g, cor branca e nulíparas, sendo que a nuliparidade foi um fator protetor.

CONCLUSÕES

A nuliparidade foi um fator protetor, enquanto gestantes com idade gestacional menor que 37 semanas e com RN com peso menor 2500g apresentaram um aumento nos níveis de ansiedade. Mais estudos devem ser realizados para avaliar ansiedade na gestação.

PALAVRA CHAVE

Gravidez, COVID-19, Ansiedade

Área

OBSTETRÍCIA - Epidemiologia

Autores

MARIANE ALBUQUERQUE REIS, LEONARDO JOSÉ VIEIRA DE FIGUEIREDO, ANA CAROLINA ZIMMERMANN SIMOES, ROSELI MIEKO YAMAMOTO NOMURA, ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAÚJO, GABRIELA VAZ CURSINO, MARIA TERESA DA COSTA URBANO

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo