59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

DISTRIBUIÇÃO GEOESPACIAL DA MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA EM SERGIPE DE 1996 A 2017

OBJETIVO

Mapear a mortalidade por câncer de mama pelos municípios de Sergipe.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo transversal observacional que aborda segmentos acerca do quantitativo de óbitos devido a câncer de mama em Sergipe de 1996 a 2017. Os dados foram coletados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde e organizados com auxílio do programa Microsoft Excel. Foram pesquisados o total de óbitos com código atribuído C50 do Código Internacional de Doenças (CID-10) ocorridos em Sergipe durante o período estudado, relacionando-os com os municípios do estado.

RESULTADOS

Durante o período estudado, foram registrados 2.106 óbitos por câncer de mama em Sergipe. Aracaju, a capital sergipana registrou 1.574 (74,74%) dos óbitos, seguida de Lagarto com registro de 60 (2,85%) óbitos, Itabaiana com 58 (2,75%), Nossa Senhora do Socorro com 52 (2,47%) e Estância com 40 (1,90%). Os outros municípios sergipanos, que registraram 20 mortes ou menos, somam juntos 322 (15,29%) óbitos. A ocorrência dos óbitos em Aracaju é superior aos demais municípios durante todos os anos observados, e o maior registro foi feito em 2016 com 117 óbitos. Além disso, 1997 foi o único ano em que houve 1 óbito com município de ocorrência ignorado.

CONCLUSÕES

A taxa de mortalidade por câncer de mama em Sergipe mostrou-se mais prevalente na capital sergipana, seguida de outras cidades que agrupam o polo comercial sergipano, como Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e Estância. Os outros municípios registram um número pequeno de mortes por câncer de mama durante o período. Por fim, é importante ressaltar que houve uma quantidade importante de dados não notificados na base.

PALAVRA CHAVE

Neoplasias da Mama; Mortalidade; Epidemiologia.

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Davi Guilherme Barasuol, Aline Rocha Aguiar, Renata Vieira Oliveira, Claudete Martins Santos, Marcos Antônio Lima Carvalho, João Eduardo Andrade Tavares de Aguiar, Vitória Teles Apolônio Santos, Júlia Maria Gonçalves Dias

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo