59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NO TRATAMENTO DOS LEIOMIOMAS: SÉRIE DE CASOS E DISCUSSÃO

CONTEXTO

Muitos são os malefícios secundários à pandemia de Covid-19, entre eles, a má evolução de pacientes com leiomiomatose uterina. Objetivou-se, portanto, descrever casos com evolução desfavorável desta patologia, em virtude do adiamento do tratamento cirúrgico, e discutir alternativas terapêuticas viáveis.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Estudo descritivo de tipo série de casos onde foram incluídas 4 pacientes atendidas no serviço de urgência do Hospital do Trabalhador (HT) em Curitiba-PR entre março e abril de 2021 com diagnóstico prévio de miomatose uterina. Com idade entre 42 e 52 anos, 3 delas buscaram o HT com sangramento vaginal abundante e sinais de choque hipovolêmico. Todas tiveram aumento do volume uterino (16, 71 e 112%) em relação às ultrassonografias que diagnosticaram a miomatose. Ao todo, 12 unidades de concentrado de hemácias foram necessárias para estabilizá-las. A quarta paciente teve uma suspeita de Leiomiossarcoma parido, que evoluiu rapidamente e também precisou de abordagem cirúrgica de emergência. Um custo 56,3% e uma permanência hospitalar 40% maiores foram observados.

COMENTÁRIOS

Muitos tratamentos cirúrgicos eletivos se tornam urgentes, acarretando prejuízos mórbidos aos pacientes e financeiros ao hospital. A formulação de protocolos cirúrgicos que minimizem a chance de contágio, bem como o uso de uma classificação mais ampla das terapias cirúrgicas são necessárias no enfrentamento à pandemia.

PALAVRA CHAVE

COVID-19; Pandemia; Miomatose uterina; Gestão em Saúde; Cirurgia; Urgência.

Área

GINECOLOGIA - Cirurgia Ginecológica

Autores

Jan Pawel Andrade Pachnicki, Yandara de Moura Lima, Eliza de Almeida Cezar, Lia Carla Biazollo, Isadora Soutier Fontanella, Olavo Andreucci Lindstron, Laura Magalhães Vasconcellos Korol

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo