59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

PROMOÇÃO DA SAÚDE EM SALA DE ESPERA: ENFOQUE DA AMAMENTAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

OBJETIVO

O presente estudo visa elucidar a associação entre o recebimento de orientações sobre amamentação e aleitamento materno em unidades básicas de saúde e a elucidação materna frente ao tema.

MÉTODOS

Possui abordagem analítico, observacional e almeja como público alvo as gestantes que estejam realizando pré-natal em unidades públicas de saúde localizadas em Campos dos Goytacazes.

RESULTADOS

Participaram da pesquisa quarenta e oito (N=48) gestantes. Dessas, 100% afirmaram em possuir interesse em amamentar os filhos e 93,75% acham correto oferecer apenas leite materno, seja ordenhado ou diretamente das mamas nos seis primeiros meses. Porém, houve bastante disparidade quando relataram no recebimento de instrução de profissionais da saúde quanto ao tema e na oferta de outros alimentos até o sexto mês de vida, como demonstrado em que 8,3% assinalaram que dariam chá ao bebê, 37,5% água, 25% sopinha, 10,41% mingau, 31,25% fórmulas infantis, 16,66% iogurte do tipo Petit Suisse e ainda houve quem afirmasse dar outros alimentos como ‘batatinha amassada’, ’feijãozinho’, o que são totalmente contraindicado segundo estudos científicos relacionados ao tema, que defendem e comprovam os benefícios da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. Ademais, 70,83% das participantes assinalaram que não estiveram presentes em rodas de conversa ou palestras sobre amamentação, 45,83% não receberam instrução do obstetra ou profissional da saúde quanto ao benefício de amamentar.

CONCLUSÕES

É possível constatar que, apesar de ser um tema muito discutido, não é corretamente abordado e incentivado por profissionais da saúde em momentos oportunos, como o pré natal, o que traz a reflexão da necessidade de maior conscientização das gestantes, puérperas, lactantes e seus familiares para que a amamentação seja, de fato, promovida e executada e haja seus devidos benefícios.

PALAVRA CHAVE

Amamentação

Área

OBSTETRÍCIA - Atenção Primária

Autores

Inês Raquel Alves da Silva Rosário, Igor Leal Pena, Leila Werneck Barreto

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo