Dados do Trabalho
TÍTULO
ESPESSURA ENDOMETRIAL NO DIA DO TRIGGER EM CICLOS DE FERTILIZAÇÃO IN VITRO E TAXAS DE GESTAÇÃO
OBJETIVO
Determinar se há associação entre a espessura endometrial medida no dia da administração do HCG (dia do trigger) e a taxa de gestação nos ciclos de FIV.
FONTE DE DADOS
A pesquisa foi realizada nas plataformas PubMed e Cochrane Library utilizando as palavras-chave “in vitro fertilization”, “IVF”, “endometrium thickness”, “endometrial receptivity” e “pregnancy rates” à procura de estudos de coorte retrospectivos e prospetivos, revisões, revisões sistemáticas e meta-análises.
SELEÇÃO DE ESTUDOS
A pesquisa inicial resultou em 311 artigos no banco de dados da plataforma PubMed e 214 no Cochrane. Destes, 94 foram selecionados para análise mais minuciosa, restando 38 artigos que preenchiam os critérios de inclusão e exclusão definidos.
COLETA DE DADOS
A partir dos estudos incluídos foram analisados os seguintes parâmetros: número de ciclos de FIV, número de concepções e não concepções, espessura endometrial média (em milímetros), valor do numérico da espessura endometrial (em milímetros), sensibilidade, especificidade e taxa de gravidez clínica.
SÍNTESE DE DADOS
Estudos de coorte prospetivos e retrospectivos das últimas duas décadas demonstraram resultados divergentes sobre a associação ou não da espessura endometrial (EM) aferida no dia do trigger e a taxa de gestação em ciclos de FIV. A evidência científica mais recente indica que esse parâmetro apresenta sensibilidade e a especificidade de 98,82% e 2,73%, respetivamente, não havendo correlação estatisticamente significativa.
CONCLUSÕES
A medida da EM no dia do trigger não possui associação com aumento da taxa de gravidez clínica (TGC) segundo os artigos estudados. A EM no dia do trigger entre populações de diferentes faixas etárias, diferentes causas de infertilidade e utilizando determinado esquema padronizado de drogas indutoras da ovulação é uma abordagem a ser explorada por artigos subsequentes a fim de determinar se certas faixas de espessura endometrial possam estar associadas a maiores índices de gestações clínicas em grupos específicos. Também são necessários mais estudos referentes aos demais marcadores da receptividade endometrial, tais como padrão endometrial e fluxo sanguíneo endometrial e sua eficácia para a FIV.
PALAVRA-CHAVE
Endometrio; Fertilização in vitro; Gravidez
Área
GINECOLOGIA - Reprodução Humana
Autores
Lucas Bringhenti Amaro da Silva, Marcos Germano Dopheide, Marilia Porto Bonow, Álisson Carvalho de Freitas, Catherine Potrich Cotta, Angela Manfroi Faust, Diego Esteves dos Santos