59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

Polimorfismo Val16Ala da enzima antioxidante Superóxido Dismutase 2 como preditor da recidiva de Câncer de Mama

OBJETIVO

Avaliar a associação entre os genótipos (VV, AA, AV) do polimorfismo de nucleotídeo único da enzima antioxidante mitocondrial Superóxido Dismutase 2 (Val16Ala-SOD2 [SNP, rs4880]) e o risco de recorrência em pacientes com câncer de mama luminal em uso de Tamoxifeno adjuvante.

MÉTODOS

Estudo de coorte retrospectivo de pacientes com Câncer de mama (HR+ / Her2-) em uso de Tamoxifeno adjuvante (n = 72). Amostras de biópsias de tumores previamente fixados com formalina foram usadas para realizar a genotipagem do Val16Ala-SOD2 via PCR em tempo real. A sobrevida de mulheres portadoras de diferentes genótipos foi acompanhada por um mínimo de 72 meses e comparada por análise multivariada de regressão de Cox ajustada para grau e estadiamento clínico.

RESULTADOS

36% dos pacientes apresentaram recidiva, com idade média de diagnóstico de 46 ± 12,68 anos. As frequências genotípicas de SOD2 foram Ala / Ala = 35%, Val / Val = 35% e Ala / Val = 30%. Embora não tenha sido significativo com p <0,05, as mulheres com alelo V tenderam a apresentar um risco de recorrência do que outras (RR = 2,14 (IC 95% 0,84-5,47). Pacientes com alelo Val tiveram uma redução de 15% na recidiva entre um ano e três anos de tratamento, enquanto Ala / Ala essa redução foi de apenas 8%.

CONCLUSÕES

Apesar das limitações metodológicas referentes ao tamanho amostral e embora nosso estudo não tenha mostrado resultados estatisticamente significantes, ele mostrou uma forte tendência que pode ser considerada um gerador de hipóteses. Assim, estudos complementares devem ser realizados para que se possa aprofundar a análise da relação do polimorfismo Val16Ala-SOD2 com a recidiva em pacientes tratadas com Tamoxifeno adjuvante.

PALAVRA CHAVE

Neoplasias da Mama; Polimorfismo Genético; Recidiva; Saúde da Mulher.

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Gean Scherer da Silva, Fernanda Barbisan, Ivana Beatrice Mânica da Cruz, Maiquidieli Dal Berto, Rafael José Vargas, Gabriela Kruger da Costa , Claudia Giuliano Bica, Cristine Kolling Konopka

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo