59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO CONSERVADOR EM GESTAÇÃO ECTÓPICA EM CICATRIZ DE CESÁREA: RELATO DE CASO

CONTEXTO

A incidência de casos de gestação ectópica em cicatriz de cesárea (GECC) têm aumentado, possivelmente, devido as taxas crescentes de partos cesarianos pelo mundo. O Brasil tem um índice de 56% de partos cesarianos por ano e, portanto, a GECC é uma condição em ascensão no país.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

MSSB, 22 anos, G2C1, atendida em 28 de feveiro de 2021 no Pronto Atendimento Obstétrico de um Hospital e Maternidade de Curitiba-PR com queixa de sangramento vermelho vivo em via vaginal e de dor tipo cólica. Em sua investigação clínica e laboratorial constatou gestação de 6 semanas com implantação de saco gestacional em cicatriz de cesárea. Na admissão, paciente deste relato estava com ß-HCG de 18.000 mUI/mL, saco gestacional de 14mm, vesícula vitelínica e embrião não foram visualizados. A equipe pontuou os riscos inerentes a uma conduta mais intervencionista como ruptura uterina, hemorragia grave, histerectomia entre outros que poderiam levar a paciente à infertilidade. Foram levados em conta critérios como a idade, paridade e a desejo da paciente (jovem com apenas um filho/ prole ainda não constituída) que foram determinantes para a tomada de decisão do corpo clínico: realizar uma conduta conservadora e inovadora. No dia 10 de março de 2021 paciente estava com o de ß-HCG no valor de 41.558, ultrassonografia demonstrando saco gestacional de 16,8 mm e embrião e vesícula vitelínica não visualizados. Foi então submetida a aspiração manual intrauterina (AMIU) guiada por Ultrassonografia. Procedimento ocorreu sem intercorrências. No mesmo dia foi administrado 87 mg metotrexate intramuscular. Quatro dias após a conduta foi coletada uma nova dosagem de ß-HCG em que observou-se uma redução de 64% em seu valor. No dia 16 de março de 2021 aplicou-se uma segunda dose de metotrexate e neste mesmo dia o valor de ß-HCG era de 10.910 mUI/mL. A paciente recebeu alta de seu internamento e passou a ser atendida ambulatorialmente, a cada quinze dias, com dosagem de ß-HCG também quinzenal. No dia 28/04/2021 evoluiu com ß-HCG no valor de 3,6 e recebeu alta do serviço de obstetrícia.

COMENTÁRIOS

O êxito obtido é de fato algo novo dentre casos semelhantes já descritos. É sempre importante levar em consideração as características de cada paciente nas tomadas de decisões. Também é importante ressaltar que a grande quantia de cesáreas traz consigo o aumento de complicações inerentes ao procedimento. Logo, é de suma importância que a cesárea tenha sempre indicação médica.

PALAVRA CHAVE

gestação ectópica; gestação ectópica em cicatriza de cesárea; GECC; AMIU; tratamento conservador

Área

OBSTETRÍCIA - Obstetrícia Geral

Autores

TALITA CRISTINA DE OLIVEIRA ALVES INACIO, VERIDIANA GRASSELLI, MAYARA DE ALMEIDA PEREIRA, EDUARDO UTRABO PEREIRA, PEDRO PENHA VIRMOND ARRUDA, SOMAIA REDA, MARCELO GUIMARÃES RODRIGUES

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo