59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

ÚTERO UNICORNO COM GESTAÇÃO A TERMO DIAGNOSTICADO DURANTE INTRA OPERATÓRIO: UM RELATO DE CASO

CONTEXTO

O útero unicorno está associado a maior ruptura uterina, infertilidade, trabalho de parto pré-termo, apresentações fetais anômalas, baixo peso ao nascer e indicações maiores de cesárea. É uma malformação uterina rara, com poucos casos descritos na literatura. Além disso, as anomalias müllerianas são mais frequentes em mulheres nulíparas.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente primigesta, no curso de 38 semanas e 4 dias de gestação, encaminhada para maternidade de alto risco por hipertensão gestacional. Encontrava-se assintomática e com rotina laboratorial para pré-eclâmpsia normal. Foi indicada cesárea por apresentação pélvica. Durante o intraoperatório foi identificada morfologia alterada de útero com corno direito bem desenvolvido e corno esquerdo hipodesenvolvido com implantação baixa de anexos à esquerda, com provável classificação de Buttram e Gibbons do tipo II unicorno, subclassificação C, sem cavidade. Foi realizada retirada de feto vivo, sem intercorrências no procedimento, com alta hospitalar após 48 horas.

COMENTÁRIOS

No caso relatado houve uma gestação sem intercorrências, apesar de descrito na literatura inúmeras complicações associadas a essa malformação uterina. É aconselhável que essas pacientes sejam acompanhadas em pré-natal de alto risco para evitar complicações na gestação.

PALAVRA CHAVE

útero - anormalidades - gravidez - parto - complicações na gravidez

Área

OBSTETRÍCIA - Obstetrícia Geral

Autores

Mariama Sousa Salazar, Mariane Albuquerque Reis, JOSAIR CUSTODIO MESQUITA, LUANA REGIA RIBEIRO DE ARAUJO

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo