59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

DESCRIÇÃO DO PADRÃO MENSTRUAL DE ADOLESCENTES COM SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS: REVISÃO SISTEMÁTICA.

OBJETIVO

Analisar o padrão menstrual de adolescentes com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

FONTE DE DADOS

Os bancos de dados PubMed, EMBASE, Web of Science, Biblioteca Virtual de Saúde, Scopus e literatura cinzenta foram pesquisados. Os descritores utilizados na busca foram baseados na estratégia P.I.C.O (Population, Intervention, Comparison and Outcome). Sendo a população de adolescentes e jovens adultas com SOP, com descrição do padrão menstrual.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Os critérios de exclusão foram: 1- Adolescentes com comorbidades associadas à SOP; 2- Estudos com intervenção farmacológica ou cirúrgica. Já os critérios de inclusão foram: 1- Descrição do padrão menstrual de adolescentes com SOP.

COLETA DE DADOS

As informações mais relevantes foram extraídas manualmente dos artigos selecionados, e os dados foram organizados em tabelas, incluindo número de participantes, médias de idade e Índice de Massa Corpórea (IMC) das amostras estudadas e características do padrão menstrual em cada estudo, de forma quantitativa e com as principais repercussões percebidas.

SÍNTESE DE DADOS

Inicialmente, a busca nas 5 bases de dados resultou em 280 artigos. E após aplicação dos critérios de exclusão e inclusão 4 estudos foram selecionados para análise final. O estudo de Hickey et. al mostrou que 51.7% das meninas relataram irregularidade menstrual; 10 meninas relataram ausência de menstruação por mais de 60 dias (8%), incluindo uma menina com ausência de menstruação por mais de 90 dias. Choudhary et. al mostraram que a prática de terapias alterativas pode ajudar a aumentar a frequência de menstruação nas meninas com SOP (a frequência menstrual em meses era de 1.47 ± 0.87 antes da intervenção com Yoga, e passou a ser de 2.38 ± 0.64). Já no estudo de Busiah e colaboradores, observou-se que a duração média em dias do ciclo menstrual foi de 30 (20-105), enquanto a duração do fluxo menstrual em dias foi de 5 (4-8). Por fim, o estudo de Balaji et. al mostrou uma porcentagem maior de oligomenorréia nas meninas que viviam em ambiente urbano, comparadas àquelas que viviam em um ambiente rural (40% vs 16%).

CONCLUSÕES

A padronização do ciclo menstrual nas meninas com SOP é difícil e alongam-se com o passar dos anos em relação as adolescentes sem SOP.

PALAVRA-CHAVE

Síndrome dos ovários policísticos. Adolescência. Sangramento uterino anormal. Menstruação.

Área

GINECOLOGIA - Infância e Adolescência

Autores

Lea Tami Suzuki Zuchelo, Mayara Souza Alves, Isabel Cristina Esposito Sorpreso, José Maria Soares Júnior

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo