59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

MANEJO DE HEMATOMA VULVAR EXTENSO DECORRENTE DE PARTO VAGINAL SEM LACERAÇÃO PRÉVIA: RELATO DE CASO

CONTEXTO

Os hematomas puerperais representam uma complicação obstétrica importante, que se associa a maior morbidade por hemorragias significativas, instauradas no puerpério imediato. Considerando-se a importância do pronto reconhecimento e manejo apropriado visando a redução da morbimortalidade associada a esta complicação, este trabalho relata e discute um caso diagnosticado em maternidade universitária.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

20 anos, primípara, com idade gestacional de 36 semanas e 1 dia, encaminhada por amniorrexe prematura e evoluiu para parto normal, com dequitação placentária espontânea e completa e ausência de lacerações em canal de parto. Duas horas após o parto, apresentou dor em região perineal, sendo visto extenso abaulamento em grande lábio direito. Encaminhada ao centro cirúrgico, diagnosticado hematoma fechado gigante de vulva à direita. A origem do sangramento encontrava-se em grande lábio vaginal direito, correspondendo à ruptura da artéria pudenda interna direita. Realizado drenagem e suturas hemostáticas por planos com fio catgut simples 2.0. Não havia lacerações em canal de parto, bem como lesões em colo de útero e parede vaginal. A paciente evoluiu satisfatoriamente após abordagem cirúrgica.

COMENTÁRIOS

A presença de hematoma vulvar puerperal é uma complicação rara após o parto e é de morbidade potencialmente grave e possível mortalidade, visto sua evolução rápida, volumosa e com perda sanguínea importante. Há relevância a frequente observação do quarto período do parto para rápida identificação e intervenção breve, além da técnica cirúrgica adequada no reparo de lacerações e episiotomias, na vigência destas. O tratamento inclui corrigir hipovolemia e drenagem cirúrgica, a depender do volume e padrão de expansão.

PALAVRA CHAVE

HEMATOMA, DOENÇAS DA VULVA, COMPLICAÇÕES DO TRABALHO DE PARTO

Área

OBSTETRÍCIA - Obstetrícia Geral

Autores

MARIANE ALBUQUERQUE REIS, MICHELLY NÓBREGA MONTEIRO, MARIA APARECIDA CARDOSO DE SOUZA, THIAGO MENEZES DA SILVA, MARIA TERESA DA COSTA URBANO, MARIAMA SOUZA SALAZAR, LEONARDO JOSÉ VIEIRA DE FIGUEIREDO

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo