Dados do Trabalho
TÍTULO
CONHECIMENTO ACERCA DO COLETOR MENSTRUAL DE ACADÊMICAS DO CURSO DE MEDICINA EM SERGIPE
OBJETIVO
Analisar a compreensão das estudantes de medicina acerca do coletor menstrual.
MÉTODOS
Realizou-se um estudo transversal do tipo observacional, com delineamento descritivo. Os dados foram coletados através de aplicação de questionário a estudantes de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foram respondidas questões acerca do coletor menstrual, onde era questionado sobre o conhecimento do coletor. Caso a resposta fosse negativa, a participante era questionada sobre o interesse em conhecer. Caso fosse positiva, o questionário assumia questões quanto a onde adquiriu esse conhecimento, se sabe como funciona e se usa o coletor menstrual. A coleta foi realizada entre os meses de novembro de 2019 e março de 2020. Foram elegíveis alunas de medicina da UFS que aceitaram se submeter à pesquisa mediante assinatura prévia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram excluídas desta pesquisa aquelas que estiveram com questionário respondidos de forma incompleta e aquelas que desistiram de participar da pesquisa.
RESULTADOS
Para este estudo participaram 155 alunas. Entretanto, foram descartados 10 destes por não atenderem o critério de inclusão. Assim, a amostra final foi de 145 estudantes. Apenas 16 (11%) das aulas não conhecem o dispositivo, mas têm interesse em conhecer. As outras 129 (89%) estudantes conhecem o coletor menstrual. Quando perguntadas sobre quais meios utilizaram para conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre o coletor, 77 alunas responderam que adquiriram esse conhecimento por meio de redes sociais que promovem discussões feministas, 62 após conversas com amigos/colegas, 49 por buscas em websites e 04 por meio de mídias impressas. Apenas duas estudantes aprenderam sobre o coletor por meio de idas ao ginecologista. Dessas 129 conhecedoras, 77 (59,68%) sabem como funciona o coletor menstrual, como maneiras de inserir e esvaziar e posicionamento no sistema reprodutor, sendo que apenas 12 fazem uso do coletor. Das que não sabem o funcionamento, nenhuma é adepta ao produto.
CONCLUSÕES
O percentual de conhecedoras entre estudantes de medicina foi amplo, embora grande parte das estudantes apenas soubessem da existência dele, sem entender sobre o seu funcionamento.
PALAVRA CHAVE
Conhecimento; Menstruação; Estudantes de Medicina.
Área
GINECOLOGIA - Ensino, Treinamento, Avaliação
Autores
Claudete Martins Santos, Aline Rocha Aguiar, Rafaela Matos de Andrade, João Eduardo Andrade Tavares de Aguiar, Vitória Teles Apolônio Santos, Luiz Ricardo Gois Fontes, Yasmin Juliany de Souza Figueiredo, Júlia Maria Gonçalves Dias