59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

MAMOGRAFIA NO CURSO DA PANDEMIA POR COVID-19 NA ESTADO DE ALAGOAS: ANÁLISE DO IMPACTO

OBJETIVO

Descrever o impacto da pandemia da COVID-19 sobre a realização do exame de mamografia no estado de Alagoas e suas sub-regiões, no ano de 2020, comparado às médias nacionais.

MÉTODOS

O estudo possui caráter transversal e quantitativo, durante todo o período de 2017-2020, considerando mulheres independentemente de pertencerem à faixa etária preconizada pelo Sistema Único de Saúde para realização do exame. Os dados estaduais foram obtidos através da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU) e os nacionais através do departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS). Para tratamento e tabulação dos dados foi utilizado o software Microsoft Excel.

RESULTADOS

Nos anos de 2017 a 2019, houve um aumento médio de 11% nos números de mulheres que realizaram o exame de mamografia, principalmente fora da capital (11,6%). Já no período de 2019-2020, notou-se uma queda de 36,9% em todo o estado, porém inferior ao declive nacional (44,6%), e predominante fora da capital alagoana e de sua região metropolitana (42,2%).

CONCLUSÕES

A pandemia decorrente do novo coronavírus - SARS-CoV-2 - é desafiadora em diversas áreas do saber. No âmbito da saúde, a necessidade de redução das taxas de transmissão tornou inevitável a suspensão e o adiamento de exames considerados não urgentes. Relacionado a esse contexto, observa-se a redução das taxas de mamografias realizadas durante a pandemia, problemática que necessita maior enfoque no contexto médico, a fim de que complicações e piores prognósticos sejam evitados. Considera-se significativa redução no número de mamografias realizadas no ano de 2020, quando comparada à elevação progressiva observada no triênio 2017-2019, o que pode ser atribuído à pandemia da COVID-19, representa um evento deletério no contexto da saúde pública, por adiar o diagnóstico de lesões compatíveis com câncer de mama em momento oportuno ao tratamento.

PALAVRA CHAVE

Mamografia; coronavirus; ginecologia

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Marcel Arthur Cavalcante Gonçalves, Ana Beatriz Machado Lessa, Adriely Silva Panetto Blandino, Luiz Paulo Souza Prazeres, Marina Presmich Pontual, Myrelle Crystina Gois Paiva, Luigi Adler Barbosa Guimarães, José Humberto Belmino Chaves

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo